Nuvem AWS e o termo “Pay as you go”, você conhece?

Durante essa rápida mudança que ocorreu no mundo nos últimos 2 anos, a Transformação Digital e o Cloud Computing cresceram em grandes proporções. 

Em uma entrevista para o Jornal Folha de São Paulo, Paulo Cunha, Country Manager para o setor público da AWS, disse que a nuvem pública é uma grande solução para as empresas que buscam acelerar a transformação digital em um ambiente seguro e que o modelo de pagamento seja por uso. 

Segundo a empresa International Data Corporation (IDC), em entrevista para o jornal,  em 2022 70% das empresas vão integrar gerenciadores de Cloud, entre nuvens privadas e públicas, através do desenvolvimento de modelos híbridos e multiclouds. 

Já entendeu porque migrar para a nuvem em 2022 é importante? Mas fique calmo, vamos falar mais ainda sobre Cloud AWS e no final eu sei que eu terei te convencido a realizar a migração. 

A diferença entre On-Premises e Cloud Computing

Cloud Computing é uma tecnologia que utiliza em grande escala a conectividade com a internet, permitindo que os usuários possam acessar diferentes informações, ferramentas de onde estiver e como estiver, ou seja, não há necessidade de uma conectividade em um computador pessoal ou algum servidor local. 

Em vez de adquirir licenças, ter e manter datacenters e servidores físicos, é possível acessar serviços de tecnologia ou até mesmo capacidade computacional (CPU e Memória), armazenamento e bancos de dados, conforme a necessidade, ou seja, utilizar de fato o que você precisa, sem a necessidade de provisionamento de recursos além do necessário para o seu negócio, uma despesa mensal de acordo com o que sua empresa necessita, usando um provedor de nuvem como a Amazon Web Services (AWS), nosso CEO Marcelo Nery, explica de forma descomplicada esse benefício ao migrar para cloud, em um dos nossos webinars que você conferir aqui.

Já On Premise é um servidor local que exige uma licença de software e hardware para usá-lo e por conta disso é necessário um planejamento mais detalhado e deve ser considerado o ambiente e os procedimentos de segurança da empresa.

Esse modelo tem como o seu objetivo atender necessidades específicas da empresa em longo prazo, normalmente é aplicado quando já existe uma sólida empresa de TI atuando na organização, que consiga dimensionar as possibilidades da solução.

A principal diferença entre esses serviços
  • Implantação;
  • Preço e formas de pagamento;
  • Acessibilidade.

Você pode ler mais sobre as diferenças neste artigo onde nos aprofundamos no assunto. É só acessar aqui.

Por que escolher a Nuvem AWS

A nuvem AWS tem como principal objetivo facilitar o acesso de usuários a uma grande quantidade de dados e informações. Com o modelo tradicional, as empresas precisam investir muito em hardware, download, sistemas operacionais e alguns softwares específicos para conseguir iniciar alguma aplicação ou infraestrutura, o que causa muitas dores de cabeça e prejuízos financeiros para as organizações. 

Além disso, a criação do Cloud foi para popularizar as informações em um único lugar e pode  trazer grandes benefícios para o seu negócio, como por exemplo:

  • Redução de custos com Infraestrutura; 
  • Economia de espaço físico;
  • Centralização de informações em um único lugar;
  • Fornece a quantidade ideal de recursos, armazenamento e processamento conforme a necessidade do cliente;
  • Trabalho remoto.
Principais aplicações da Nuvem AWS
  1. Criar novos serviços para o seu negócio;
  2. Armazenar, fazer backup e recuperar dados;
  3. Transmitir áudio e vídeo;
  4. Testar e criar aplicativos;
  5. Analisar os dados;
  6. Inserir inteligência artificial.

Temos um artigo que conta tudo sobre as aplicações e os tipos de serviços em Nuvem, é só acessar aqui.

Como a Select Soluções te ajuda a implementar a Nuvem AWS

Entendendo os conceitos aqui explicados e o ano de 2022 chegando, está na hora de analisar suas necessidades, pois é com base nelas que você irá conseguir entender qual nuvem é melhor para o seu negócio. 

Compreender o orçamento correto que você possui, também irá te ajudar a identificar qual tipo de serviço em nuvem vai ajudar a resolver suas dores e melhorar sua infraestrutura. Além disso, é importante buscar um fornecedor que seja confiável e que tenha bons especialistas para te ajudar nessa jornada.

A Select Soluções oferece junto com a AWS (Amazon Web Services) apoio para sua empresa em toda sua jornada, desde o entendimento do nível de maturidade de tecnologia até a projeção de um cenário para seu ambiente, com baixo custo operacional, alta eficiência e um time completo de especialistas para atender o seu negócio. 

Entre em contato conosco, será um prazer entender o seu negócio!