As 5 principais tendências de computação em nuvem em 2023 

O Catar sediando a Copa do Mundo FIFA 2022 será notável por muitas estreias: será a primeira Copa do Mundo disputada ‘fora da temporada’; o primeiro no Oriente Médio; e o primeiro em que os torcedores podem assistir a três partidas por dia, devido ao Catar ser a menor nação a sediar o torneio. Há também uma série de inovações tecnológicas. 

A adoção em massa contínua da computação em nuvem tem sido um dos principais impulsionadores de muitas das tendências tecnológicas mais transformadoras, incluindo inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT) e o trabalho remoto.  

Podemos esperar que as empresas continuem a alavancar os serviços em nuvem para acessar tecnologias novas e inovadoras, aqui está um resumo de algumas das tendências que acreditamos que terão o maior impacto em 2023. 

Maior investimento em segurança e resiliência na nuvem 

A migração para a nuvem traz enormes oportunidades, eficiências e conveniência, mas também expõe empresas e organizações a ameaças à segurança cibernética. Além disso, a crescente quantidade de legislação sobre como as empresas podem armazenar e usar dados pessoais significa que o risco de multas ou (pior ainda) de perder a confiança de seus clientes. Como resultado, os gastos com segurança cibernética e a construção de resiliência se tornarão ainda mais prioritários durante o próximo ano. No entanto, como muitas empresas buscam cortar custos diante de uma recessão econômica prevista, a ênfase provavelmente será na busca de maneiras inovadoras e econômicas de manter a segurança cibernética para obter o máximo retorno possível. Isso significará um maior uso de IA e tecnologia preditiva projetada para detectar ameaças antes que elas causem problemas. 

Multi-nuvem é uma estratégia cada vez mais popular 

Em 2023 pode ser que as empresas entenderão as vantagens de diversificar seus serviços em vários provedores de nuvem. Essa é uma estratégia conhecida como abordagem multinuvem e oferece várias vantagens, incluindo maior flexibilidade e segurança.  

Adotar uma infraestrutura multinuvem significa afastar-se de estratégias de negócios potencialmente prejudiciais, como a criação de aplicativos e processos exclusivamente em torno de uma plataforma de nuvem específica, por exemplo, AWS, Google Cloud ou Microsoft Azure. A crescente popularidade dos aplicativos em contêineres significa que, no caso de mudanças nos níveis de serviço ou de soluções mais econômicas disponíveis de diferentes fornecedores, os aplicativos podem ser rapidamente transferidos para novas plataformas. Embora em 2020 a maioria das empresas (70%) dissesse que ainda estava vinculada a um provedor de serviços de nuvem, os relatórios descobriram que 84% das empresas de médio a grande porte adotarão uma estratégia de várias nuvens até 2023, posicionando-a como uma das tendências definidoras do ano em computação em nuvem. 

A nuvem baseada em IA e ML 

Inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML) são fornecidos como serviços em nuvem porque poucas empresas têm recursos para construir sua própria infraestrutura de IA. A coleta de dados e os algoritmos de treinamento exigem grandes quantidades de poder de computação e espaço de armazenamento que geralmente é mais econômico para alugar como serviço. Os provedores de serviços em nuvem estão confiando cada vez mais na IA para uma série de tarefas. Isso inclui o gerenciamento de vastas redes distribuídas necessárias para fornecer recursos de armazenamento a seus clientes, regulando os sistemas de energia e refrigeração em data centers e alimentando soluções de segurança cibernética que mantêm seus dados seguros. Em 2023, podemos esperar uma inovação contínua neste campo, pois provedores de serviços em nuvem de hiperescala, como Amazon, Google e Microsoft, continuam a aplicar sua própria tecnologia de IA para criar serviços em nuvem mais eficientes e econômicos para seus clientes. 

Serviços de nuvem com baixo código e sem código 

A categoria de soluções low-code e no-code inclui ferramentas para criar sites, aplicativos da web e projetar praticamente qualquer tipo de solução digital que as empresas possam precisar sem usar a escrita de código de computador. As soluções de código baixo e sem código estão se tornando disponíveis para a criação de aplicativos baseados em IA reduzindo drasticamente as barreiras de entrada para empresas que desejam alavancar IA e ML. Muitos desses serviços são fornecidos por meio da nuvem, o que significa que os usuários podem acessá-los como um serviço sem precisar possuir a poderosa infraestrutura de computação necessária para executá-los. Ferramentas como Figma,  Airtable e O Zoho  permite que os usuários realizem tarefas que anteriormente exigiam experiência em codificação, como projetar sites, automatizar tarefas de planilhas e criar aplicativos da web. 

Inovação e consolidação em jogos em nuvem 

A nuvem nos trouxe serviços de streaming como Netflix e Spotify, que revolucionaram a forma como consumimos filmes, TV e música. O streaming de videogame está demorando um pouco mais para se firmar, mas está claramente a caminho, com Microsoft, Sony, Nvidia e Amazon oferecendo serviços nesse campo. No entanto, nem tudo foi fácil, um dos problemas são as próprias redes – o streaming de videogames requer claramente uma largura de banda maior do que a música ou os vídeos, o que significa que é restrito àqueles de nós com acesso à Internet de boa qualidade e alta velocidade, o que ainda está longe de todos nós. No entanto, o lançamento contínuo de 5G e outras tecnologias de rede ultrarrápidas deve resolver esse problema, e 2023 pode ser o ano em que os jogos em nuvem causarão impacto. O próprio Google disse que a própria tecnologia que alimenta o Stadia viverá como a espinha dorsal de um serviço de streaming de jogos B2B em desenvolvimento que permitirá aos desenvolvedores de jogos fornecer funcionalidade de streaming diretamente a seus clientes.  

Inovações e transformações digitais e tecnológicas facilitam e criam uma experiência única aos usuários/clientes, otimizam processos e aumentam interesses de contratação de serviços e ou venda de produtos. Você tem interesse em transformar seu negócio digitalmente?

Entre em contato conosco, será um prazer oferecer as melhores soluções!