Infraestrutura aeroportuária no Catar para a Copa do Mundo 2022

Pela primeira vez na história, uma Copa do Mundo da FIFA será realizada no Oriente Médio, o Catar espera receber cerca de 1,8 milhão de turistas visitando o país durante as quatro semanas de competição e a grande maioria chegando por via aérea.

Mas será que a estrutura do país permite a visita de tanta gente? Inaugurada em 10 de novembro, a expansão da Fase A do Aeroporto Internacional de Hamad (HIA), aumenta a capacidade para mais de 58 milhões de passageiros por ano. Esta fase inclui a ampliação do saguão central do HIA construído na North Plaza do terminal, que abriga marcas de varejo de luxo, lojas conceito e restaurantes. 

O HIA também reabriu temporariamente um remodelado Aeroporto Internacional de Doha (DIA) – que deixou de operar para voos comerciais em 2014, quando o HIA foi inaugurado – para ajudar a atender ao grande fluxo de visitantes ao país. Treze companhias aéreas operarão de e para o DIA, além de voos fretados.

“A capacidade extra foi adicionada ao sistema de gerenciamento de tráfego aéreo para acomodar cerca de 100 voos por hora, e o número de rotas aéreas foi aumentado para 17. A capacidade do HIA também foi atualizada para permitir três decolagens e pousos ao mesmo tempo.”

Como se locomover no Catar

O Plano de Operações Aeroportuárias também cobre a coordenação com todos os provedores de transporte do Catar para garantir fácil conectividade para o aeroporto, cidade e estádios. A coordenação entre a polícia de trânsito, segurança, táxi e operadores de ônibus também foi mapeada, a ideia é garantir o fácil acesso a todos.

Para entrar no Qatar e acessar os estádios, os fãs de futebol devem solicitar um Hayya Card digital e o aplicativo Qatar 2022. O cartão também dá aos titulares de ingressos acesso a transporte público gratuito para sua visita, que está disponível diretamente nos aeroportos.

“Também foram feitos arranjos especiais para os voos de um dia, onde os torcedores serão transportados diretamente do aeroporto para os diferentes estádios e de volta ao aeroporto quando a partida terminar. Os ônibus da Metrolink também estão disponíveis para transportar torcedores de locais que não são servidos por estações de metrô subterrâneas.”

A expansão da Fase B do HIA está programada para começar no início de 2023 e aumentará a capacidade do aeroporto para mais de 60 milhões de passageiros, mostrando que o Catar está determinado a consolidar o status do país como um importante centro global muito além da Copa.

Inovações e transformações digitais e tecnológicas facilitam e criam uma experiência única aos usuários/clientes, otimizam processos e aumentam interesses de contratação de serviços e ou venda de produtos. Você tem interesse em transformar seu negócio digitalmente?

Entre em contato conosco, será um prazer oferecer as melhores soluções!