Aplicações que podem migrar imediatamente para Cloud

  • By Lilian Bressanin
  • 27 de julho de 2021
  • 152 Views

É fato: em até três anos, muitos sistemas complexos estarão rodando em nuvem, mesmo as grandes empresas irão adotar nuvens públicas com maior volume, aumentando as nuvens híbridas, já que uma parte de suas aplicações estarão rodando em nuvens privadas e públicas. 

Os C-Levels querem que seus diretores de TI utilizem cada vez mais a nuvem pública, pois é o modelo que pode reduzir custos fixos em variáveis. Entretanto, existe uma preocupação muito grande em relação a segurança e privacidade dos dados, o que gera uma sensação de perda de controle dos dados internos, o que faz as empresas recuarem e pensarem muito mais na migração para as Nuvens. 

Saiba mais sobre os tipos de nuvem neste artigo aqui.

Após ser convencido de que a adoção das nuvens pode ser um bom investimento, outras  questões como integração e interoperabilidade entre nuvens diferentes precisam ser decididas.Atualmente as organizações não querem mais se sentir presas com um único fornecedor de Cloud, elas buscam por liberdade em transitar entre as nuvens privadas e públicas e podem acabar trocando de fornecedor de acordo com suas necessidade.


Por isso é importante contratar um bom fornecedor e ter uma estratégia confiável e iniciar a adoção da nuvem pública é fundamental. Jamais tente  implementar projetos, simplesmente para experimentar os modelos de nuvem, entenda suas necessidades e converse com seu fornecedor antes de qualquer coisa. 

Nesta quarta-feira, 28 de Julho, o CEO da Select Soluções, Marcelo Nery irá apresentar um webinar sobre a Jornada das empresas para o Cloud. Inscreva-se aqui.

Veja agora as 10 aplicações que podem ser migradas imediatamente para Nuvem.

1.Desenvolvimento e testes

A primeira aplicação que as empresas devem considerar em migrar para a Nuvem são as aplicações em desenvolvimento e/ou em fases testes. Na falta da virtualização, os servidores de banco de dados podem preencher um servidor físico em cerca de 10% de utilização. 

Mesmo com a presença da virtualização, as máquinas de bancos de dados podem ser subutilizadas, uma vez que a quantidade de dados de testes em uso é menor em comparação com ao gerado na fase de produção. 

2.Plataforma de desenvolvimento de serviços

Cada vez mais as empresas estão aplicando a cultura DevOps em suas empresas e acabam utilizando cada vez mais wireframes, design, gerenciamento ágil de projetos, ferramentas de teste automatizadas e plataformas de desenvolvimento para integração contínua.

Esses serviços pertencem à Nuvem pública, facilitando aos especialistas eliminá-los ou solicitá-los quando for necessário para a organização.

3.Servidores de Treinamento

Os servidores de treinamentos são mais fáceis de configurar no início do próprio treinamento e podem ser devolvidos no final. Além disso, esses servidores podem conter dados de testes ao invés de reais. 

Com as ferramentas de provisionamento junto com um console é possível criar e/ou devolver servidores na nuvem pública em minutos. Essas ferramentas também podem ser utilizadas para a criação de autosserviços.

4.Websites

Muitas das vezes, as informações da empresa, preços, fotos de produtos, testes de serviços são conteúdos que estão hospedados na nuvem pública. A segurança de um provedor da nuvem é mais que suficiente e capaz para conseguir passar as informações corretas para o seu público.

5.Customer Relationship Management (CRM)

Ferramentas como Salesforce, Pipedrive e outros CRMs que já estão na Nuvem, funcionam super bem em cloud pública. Geralmente essas ferramentas estão integradas a outros sistemas como e-mail, vendas, administração de compra e vendas e etc e por conta disso a migração para a nuvem pública se torna mais fácil.

6.Projetos de Big Data

Há alguns anos o jornal The News York Times precisou converter todos os seus arquivos para o formato PDF, ou seja, milhares e milhares de arquivos entre grandes e pequenos e para isso utilizaram a nuvem pública. A organização optou por cem servidores online e o trabalho foi realizado em apenas 24 horas. 

Como vimos, caso um grande projeto de dados requer 10 mil servidores e a necessidade da empresa é que o trabalho seja feito em poucos dias ou em até mesmo horas, a Nuvem Pública é a melhor escolha, isso porque o valor seria enorme se precisassem investir em servidores físicos.

7.Gerenciamento de projetos, relatórios de despesas e gestão de tempo

Assim como o CRM, essas aplicações de apoio podem sim tranquilamente serem migradas para a nuvem. 

Mas e a segurança e privacidade dos dados de vendas e finanças? Isso é fácil de resolver, a empresa poderá limitar os dados para uma infraestrutura de nuvem privada, isso enquanto os aplicativos de relatórios de gestão de projetos, tempo e despesa vão para a nuvem pública. 

Com esse formato as organizações conseguem liberar uma grande quantidade de servidores na nuvem privada para aplicações complexas e de missões críticas.

8.E-mail

Já faz alguns anos que as grandes empresas utilizam os serviços de e-mail baseados em nuvem para armazenar mensagens antigas. Entretanto, falta pouco tempo para que todos os serviços de e-mail das empresas sigam na mesma direção.

9.Recursos Humanos

Aplicativos pouco usados pela empresa podem sem dúvidas ser migrados para a nuvem pública, isso pode liberar recursos da cloud privada para produção de outros aplicativos e usos mais complexos.

A nuvem pública é um ambiente ideal para a gestão de recrutamento, administração de benefícios e aplicações de RH.

10.Anti-spam e Antivírus

A filtragem de anti-spam e antivírus já são utilizados em nuvem por muitas empresas. Mesmo que esses serviços sejam hospedados pela organização, pode adaptá-los e enviá-los para uma nuvem pública.

Como a Select Soluções pode ajudar o seu negócio na migração dessas aplicações

Agora que você já sabe todas as aplicações que podem migrar para nuvem sem nenhum problema é hora de entender suas necessidades e ir atrás de um fornecedor que seja competente para te ajudar nesse processo.

A Select Soluções oferece junto com a AWS (Amazon Web Services) apoio para sua empresa em toda sua jornada, desde o entendimento do nível de maturidade de tecnologia até a projeção de um cenário para seu ambiente, com baixo custo operacional, alta eficiência e um time completo de especialistas para atender o seu negócio. 

Entre em contato conosco, será um prazer entender o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *