AWS lançará uma região de infraestrutura no Reino da Arábia Saudita

A AWS anunciou em 04 de março de 2024 o lançamento de uma região de infraestrutura AWS no Reino da Arábia Saudita em 2026. A nova região AWS oferecerá a organizações e empreendedores locais maior possibilidade de escolhas para executar seus aplicativos e atender usuários finais a partir de data centers localizados no Reino da Arábia Saudita, garantindo que seja viável que clientes que desejam manter seu conteúdo no país, possam fazê-lo. Em um compromisso de longo prazo, a AWS planeja investir mais de US$ 5,3 bilhões (aproximadamente 19,88 bilhões de riais sauditas) na região.

“O anúncio apoia a transformação digital do Reino da Arábia Saudita com os mais altos níveis de segurança e resiliência disponíveis na infraestrutura de nuvem AWS, ajudando a atender à crescente demanda por serviços de nuvem em todo o Oriente Médio”, disse Prasad Kalyanaraman, vice-presidente de serviços de infraestrutura da AWS. “A nova região da AWS permitirá que as organizações liberem todo o potencial da nuvem e construam com tecnologias da AWS, como computação, armazenamento, bancos de dados, análises e inteligência artificial, transformando a forma como as empresas e instituições atendem seus clientes. Esperamos ajudar instituições, startups e empresas da Arábia Saudita a fornecer aplicativos baseados em nuvem para acelerar o crescimento, a produtividade e a inovação e estimular a criação de empregos, treinamento de habilidades e oportunidades educacionais.”

A nova região da AWS consistirá em três zonas de disponibilidade no lançamento, somando-se às 105 zonas de disponibilidade já existentes em 33 regiões geográficas globalmente. De acordo com o anúncio, a AWS tem planos de lançar mais 18 zonas de disponibilidade e mais seis regiões da AWS na Malásia, México, Nova Zelândia, Reino da Arábia Saudita, Tailândia e uma nuvem ‘soberana’ (AWS Sovereign Cloud) na Europa. As regiões da AWS consistem em zonas de disponibilidade que colocam a infraestrutura em locais geográficos separados e distintos. As zonas de disponibilidade estão localizadas longe o suficiente umas das outras para dar suporte à continuidade de negócios dos clientes, mas perto o suficiente para fornecer baixa latência para aplicativos de alta disponibilidade que usam várias zonas de disponibilidade. Cada zona de disponibilidade tem energia, refrigeração e segurança física independentes e é conectada por meio de redes redundantes de latência ultrabaixa. Os clientes da AWS focados em alta disponibilidade podem projetar seus aplicativos para serem executados em várias zonas de disponibilidade para alcançar uma tolerância a falhas ainda maior.

A AWS oferece o portfólio mais amplo e profundo de serviços, incluindo análise, inteligência artificial (IA), computação, banco de dados, Internet das Coisas (IoT), machine learning, serviços móveis, armazenamento e outras tecnologias de nuvem. Clientes de startups a empresas, organizações do setor público e organizações sem fins lucrativos poderão usar tecnologias avançadas da nuvem líder mundial para impulsionar a inovação, atender às preferências de residência de dados, alcançar menor latência e atender à demanda por serviços de nuvem no Reino da Arábia Saudita e em todo o Oriente Médio.

Fonte: https://press.aboutamazon.com/2024/3/aws-to-launch-an-infrastructure-region-in-the-kingdom-of-saudi-arabia