O que é a nuvem e por que sua empresa precisa dela agora mesmo?

A computação em nuvem é um modelo de entrega de serviços de computação pela internet, permitindo o acesso sob demanda a recursos como servidores, armazenamento, banco de dados e software.

Para empresas, isso significa que elas podem ter acesso a recursos de computação de alta capacidade sem precisar investir em infraestrutura física. Em vez disso, elas podem usar servidores remotos de empresas especializadas em nuvem, como a Amazon Web Services, pagando apenas pelos recursos que usam.

Os serviços em nuvem são escaláveis e flexíveis, permitindo que as empresas aumentem ou diminuam seus recursos de acordo com as necessidades do momento. Além disso, a computação em nuvem oferece maior segurança, backup automático e recuperação de desastres, garantindo a disponibilidade contínua dos dados.

Para acessar esses recursos, as empresas podem usar diferentes modelos de nuvem, incluindo nuvem pública, privada e híbrida. A nuvem pública é oferecida por provedores terceirizados e pode ser acessada por qualquer pessoa pela internet. A nuvem privada é construída para atender às necessidades específicas de uma organização e pode ser gerenciada internamente ou por um provedor terceirizado. Já a nuvem híbrida combina as vantagens das nuvens públicas e privadas, permitindo que as empresas escolham onde armazenar cada tipo de dados e aplicativos.