O que é FinOps? E como ela pode impactar seu negócio

A tecnologia se desenvolveu muito rápido a cada ano. A inovação faz parte da nossa rotina pessoal e profissional, e o FinOps é uma delas. Mas você sabe o que ele é e como nasceu?

Com o desenvolvimento dos serviços em nuvem para empresas, surgiu um novo modelo de cobrança, o preço de uso. Nesse formato, sua empresa paga apenas pelo que consome a cada mês, sem pagamento mínimo ou máximo.

No entanto,
isso criou uma barreira financeira – como gerenciar esses custos? Por serem voláteis, é mais difícil obter valores fixos e manter fluxos de caixa estáveis do setor.Portanto, um método chamado FinOps foi desenvolvido para aumentar o valor dos serviços em nuvem e manter a previsibilidade financeira. No entanto, é considerada uma cultura em termos de gestão financeira das operações em nuvem.

Assim, permite
o uso compartilhado de recursos, melhora a previsibilidade e o gerenciamento de custos em serviços em nuvem.Segundo o Gartner, o gerenciamento adequado de custos financeiros com FinOps pode levar a economias de até 70%.

Pode
ser a diferença entre manter e expandir seus negócios. Para entender melhor o que é FinOps e como ele pode acelerar ou viabilizar suas operações na nuvem, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que é FinOps

FinOps é um modelo operacional de nuvem que tem por objetivo transformar, maximizar e entender os custos da nuvem. FinOps ajuda as empresas a tomarem decisões assertivas, além de criar uma colaboração em diferentes áreas agregando mais valor à empresa.

FinOps é uma prática cultural e também disciplina de gerenciamento financeiro da nuvem em evolução que permite que as organizações obtenham o máximo valor comercial, ajudando as equipes de engenharia, finanças, tecnologia e negócios a colaborar em decisões de gastos orientadas por dados.

FinOps envolve um monitoramento constante dos gastos, a identificação de oportunidades de otimização e implementação de medidas para garantir que os recursos sejam utilizados de maneira eficiente e que os gastos sejam controlados de forma efetiva.

A adoção rápida da infraestrutura de cloud tem sido um desafio para os modelos de consumo e ciclos de comprar tradicionais. O FinOps oferece um controle centralizado para o departamento de compras por meio de uma equipe dedicada de FinOps que transmite as melhores práticas aos stakeholders a fim de otimizar os custos de cloud. Cria uma linguagem comum que permite às organizações operar em escala na nuvem de forma eficiente.


Conheça as três fases de FinOps:

Informar: essa é primeira fase do processo. Trata-se de informar os stakeholders com as informações e conhecimento necessário para tomar decisões sobre o uso da cloud.

Otimizar: é o momento que a empresa vai descobrir oportunidades de economia de custo, ou seja, em que áreas da sua empresa pode ajustar os recursos e aproveitar os benefícios dos descontos baseado no uso atual.

Operar: é a fase final, é o momento onde a empresa avalia continuamente o desempenho com relação aos objetivos estabelecidos e buscam formas de melhorar suas práticas FinOps.


AWS FinOPS

O FinOps da AWS é um serviço de otimização de custos, que monitora os gastos da nuvem e implementação de estratégia para minimizar os custos, sem comprometer a qualidade e disponibilidade do serviço.

A AWS oferece muitos recursos para que a sua empresa possa obter sucesso na jornada na nuvem, com FinOps não é diferente. Conheça algumas destas ferramentas:

  • AWS Cost Explorer: permite a visualização, previsão e análise dos gastos na AWS.
  • AWS Budgets: permite criar orçamentos para gastos na AWS e receber alertas quando os gastos ultrapassam os limites definidos.
  • AWS Trusted Advisor: oferece recomendações para otimizar a utilização de recursos e reduzir os custos.
  • AWS Cost and Usage Report: fornece informações detalhadas sobre o uso e os gastos na AWS.
  • AWS Reserved Instances: permite a compra de instâncias reservadas de recursos na AWS a preços reduzidos.
  • AWS Savings Plans: permite a escolha de um nível de compromisso de uso de recursos na AWS a troco de preços reduzidos.