FinOps: Informar, otimizar e operar

O FinOps é uma prática de gerenciamento que as organizações usam para otimizar o desempenho financeiro de sua infraestrutura de computação em nuvem. Ele promove a responsabilidade compartilhada pelos custos da nuvem em tecnologia da informação (TI), DevOps e outras equipes multifuncionais, a fim de melhorar processos e gerar maior valor comercial.

O FinOps possui 3 fases que consistem em:

  1. Informar

Essa fase é a primeira na jornada FinOps, ela permite que as organizações obtenham visibilidade dos gastos com nuvem, orçam e aloquem custos com precisão e obtenham insights de previsão. Esta fase promove uma melhor compreensão dos custos da nuvem, análises e benchmarking de desempenho tanto internamente quanto em relação aos pares.

  • Otimizar

Na segunda fase as organizações podem aproveitar insights de dimensionamento correto, automatizar horários de ativação e desativação para cargas de trabalho que não precisam ser executadas continuamente e melhorar o planejamento de reservas (aproveitando os descontos que os provedores de nuvem oferecem em troca de compromissos de longo prazo).

A otimização de custos é um dos principais focos do Cloud FinOps. Os profissionais usam soluções de gerenciamento de custos de automação e nuvem para ajudar a implementar as ações necessárias para realizar oportunidades de otimização e reduzir gastos desnecessários. Os profissionais visam reduzir custos enquanto gerenciam o uso suficiente da nuvem para todos os acionistas do projeto.

  • Operar

As organizações avaliam continuamente as métricas de negócios, medem o alinhamento dos negócios, definem políticas e criam processos e fluxos de trabalho para otimizar ainda mais o valor da nuvem. Por meio da logística e de uma plataforma de gerenciamento de nuvem, os profissionais visam manter a nuvem funcionando sem problemas e com eficiência.

Ao se concentrar nessas três áreas, os profissionais podem ajudar as organizações a economizar dinheiro em suas contas de nuvem e obter o máximo de seu investimento em nuvem. Com o FinOps, as organizações podem gerenciar melhor seus gastos com a nuvem para melhorar a lucratividade e tomar decisões mais bem informadas sobre as compensações entre custo, velocidade e qualidade.