Benefícios no uso do FinOps nas empresas

FinOps é uma prática que une tecnologia, finanças e administração, através do FinOps é controlado os custos de uso da nuvem para que não ocorra prejuízos financeiros e assim maximizar os lucros em cloud. Gerenciando os custos da nuvem é possível ter maior previsibilidade financeira a longo prazo, além de outros benefícios como:

  • Maior transparência

Ao buscar e entender seus gastos com a nuvem, você pode fornecer maior visibilidade do funcionamento interno do seu negócio. Essa maior transparência pode ajudar a facilitar discussões frutíferas entre várias equipes e levar a ideias e resultados harmoniosos ou lucrativos que não teriam ocorrido em uma organização mais isolada.

  • Identificar oportunidades de otimização

Com maior visibilidade financeira você pode identificar oportunidades de otimização e fazer os ajustes necessários sempre que precisar.

  • Eficiência operacional

Por meio do FinOps você pode conquistar eficiência operacional, garantindo que a sua empresa destine os recursos de forma inteligente.

  • Economia

As práticas de FinOps ajudam a identificar as melhores soluções para as necessidades da sua empresa, a estabelecer medidas específicas para otimizar custos e a definir KPIs para priorizar a reduzir despesas com a nuvem, dessa forma obtendo maior economia.

  • Risco de negócios reduzido

Se a sua organização não prever seus gastos futuros com a nuvem você corre o risco de exceder os orçamentos e se prejudicar, com o FinOps você controla os custos da nuvem e evita dar uma maior vantagem aos seus concorrentes.

Estabelecer uma equipe para o FinOps com as práticas de gerenciamento ajudará a trazer o sucesso do processo, é necessário alinhar pessoas, desenvolvimento e métricas aos valores do FinOps e da empresa para viabilizar uma gestão em cloud mais assertiva e com o máximo desempenho.