23 motivos para você migrar para nuvem

Quando falamos de computação em nuvem, estamos falando de transformação digital. Assim como as organizações estão em diferentes estágios de sua jornada de computação em nuvem, a nuvem está em seu próprio caminho evolucionário. Ela se transformou em um agregador de valor, permitindo que as empresas oferecessem as melhores soluções para uma ampla gama de clientes.

Com preços baseados em assinatura, a nuvem facilita mudanças em contratos, padrões de uso, experiência do cliente e canais de entrega para recursos de aplicativos, bem como inovação contínua e mudanças mais amplas.

Nós da Select Soluções, listamos 23 motivos para você se transformar digitalmente com a nuvem:

1 – Adoção de tecnologias da nova era

Ter soluções de nuvem inteligentes na pilha de tecnologia desbloqueia o potencial de integração de tecnologias da nova era, como IoT, Inteligência Artificial (AI), Machine Learning (ML) e Data Analytics e ganha uma vantagem competitiva sobre outros. Isso pode ajudar as empresas a fornecer a seus clientes uma experiência omnichannel perfeita em todos os pontos de contato digitais, sejam aplicativos da web, aplicativos móveis, chatbots inteligentes, etc.

2 – Escalabilidade

As ferramentas de nuvem ajudam na melhor escalabilidade dos negócios. As empresas podem permitir que a equipe funcione remotamente e adicionar mais força à sua força de trabalho e crescer. Maior processamento de dados, menos papelada e comunicação em tempo real podem melhorar os tempos de retorno e levar a uma melhor satisfação do consumidor e resultar em um crescimento mais rápido.

3 – Economia

As ferramentas de nuvem permitem que as organizações reduzam drasticamente suas despesas com TI e outras funções operacionais ou de gerenciamento. Eles ajudam a simplificar as operações sem a necessidade de investir em nenhuma infraestrutura adicional ou nova. Com isso, as empresas podem economizar mais e investir em outras áreas de atuação, tecnologias ou novas vias de crescimento.

4 – Segurança e confiabilidade infinitas

A digitalização​ das empresas envolve um alto nível de troca de dados e a proteção contra vazamentos e ataques cibernéticos​ é fundamental. As ferramentas de nuvem na pilha de tecnologia permitem que as empresas protejam seus sistemas e são altamente confiáveis. Eles podem obter comunicação perfeita e podem compartilhar dados internamente em um ecossistema protegido. A nuvem é mais segura, pois envolve várias camadas de métodos de segurança e criptografia também. As ameaças em potencial não podem penetrá-las facilmente e, portanto, a nuvem oferece às empresas segurança de primeira linha e permite que elas troquem dados com segurança e sem medo. As soluções são confiáveis ​​e reduzem o escopo de atrasos de serviço ou até mesmo tempo de inatividade prolongado.

5 – Informação

A computação em nuvem fornece uma base para o fluxo de informações em vários ecossistemas, tecnologias e organizações. A manipulação e o fluxo de dados devem ser tratados como uma funcionalidade crítica como parte da oferta de serviços em nuvem, onde a nuvem se torna a estrutura de dados comum. 

6 – Inovação

Integração e entrega contínuas têm tudo a ver com inovação e mudança. No mundo digital, a mudança é uma variável aceita para o sucesso. Para apoiar as empresas que estão mudando para o digital, os recursos do produto devem otimizar as plataformas nativas da nuvem para ajudar as equipes de DevOps e DevSecOps a impulsionar a modernização, o que, por sua vez, impulsionará os resultados digitais. 

7 – Ecossistemas

Os provedores de nuvem de hiperescala se tornaram o foco de vários ecossistemas de provedores de serviços. As iniciativas digitais exigem que as organizações preencham a lacuna entre os ecossistemas de nuvem para armazenamento de dados, entrega de serviços, operação soberana e entrega de serviços específicos do setor. À medida que os ecossistemas digitais se expandem, eles resultam cada vez mais no uso de vários provedores de nuvem, uma vez que várias soluções e recursos estão centrados em diferentes nuvens. Agregar ofertas para formar um sub ecossistema que inclui parcerias com provedores de serviços de TI e aplicativos em nuvem que já possuem uma grande base de clientes e acesso a novos mercados que podem ser difíceis de alcançar. Estabeleça um ecossistema de habilidades forte e diferenciado por meio de parcerias com provedores que tenham recursos em áreas de estratégia e serviços de TI em nuvem.

8 – Lucratividade

O aumento dos custos e despesas de fazer negócios pressiona ainda mais a lucratividade. As soluções locais tradicionais não apenas exigem um investimento de capital significativo, mas os aplicativos personalizáveis ​​também podem ter altos custos recorrentes. Os modelos de licenciamento de computação em nuvem podem eliminar esses altos custos iniciais e permitir que tempo e recursos sejam alocados em outro lugar. Essa melhoria na qualidade do serviço também pode resultar em maiores taxas de retenção de clientes. Os serviços de infraestrutura da nuvem e as ferramentas colaborativas podem aprimorar a experiência do cliente, permitindo respostas rápidas às consultas, um aspecto da satisfação do cliente que se tornou cada vez mais importante devido à proeminência dos dispositivos móveis.

9 – Pontos de contato digitais

Os pontos de contato digitais são o ambiente onde os consumidores finais interagem diretamente com os serviços de um negócio digital. Os serviços podem ser enviados da nuvem através da borda para o ponto de contato digital. Nos serviços de nuvem, os pontos de contato digitais devem estar prontos para uso ou montagem e devem permitir momentos de negócios experimentais. A interação de pessoas, negócios, dados e coisas cria valor dinamicamente por meio de engajamentos transitórios. As iniciativas de negócios digitais exigem que as empresas interajam mais de perto e em tempo real com seus clientes para obter resultados de negócios, como redução de custos e esforço do cliente e uma melhor experiência do cliente. 

Estender os serviços até a borda é o novo “ponto ideal” para os provedores de serviços em nuvem explorarem novas oportunidades de crescimento além da nuvem. O Gartner estima que até 2026, mais da metade das empresas estarão integrando princípios de computação de borda em seus projetos. Os pontos de contato digitais se tornarão onipresentes e ajudarão a impulsionar a economia digital.

10 – IoT

Muitas organizações estão adotando IoT para escritórios inteligentes para promover a interação entre equipes conectadas. Com a combinação de IoT e computação em nuvem, os sensores trocam dados com dispositivos conectados no sistema de escritório inteligente e ajudam as organizações a ajustar o ambiente de trabalho, melhorar a colaboração e identificar oportunidades de economia de custos. A capacidade de explorar os clusters de dados ajuda as organizações a melhorar suas operações ao entender melhor o comportamento de clientes e funcionários.

11 – Acessibilidade

Milhões de pessoas hoje trabalham remotamente, graças à tecnologia de computação em nuvem. Com várias ferramentas que permitem e-mails integrados, colaboração de documentos, videoconferência e mensagens instantâneas, a computação em nuvem ajudou as empresas a estabelecer um equilíbrio entre vida pessoal e profissional com maior produtividade. Como resultado, os funcionários podem aproveitar a flexibilidade, economizar custos de transporte e se concentrar em sua saúde e bem-estar.

12 – Controle de documentos

Para manter os negócios seguros, o controle de documentos é necessário. A computação em nuvem simplifica isso, permitindo que as empresas editem, visualizem e compartilhem facilmente documentos com usuários internos e externos. Como todas as alterações podem ser facilmente rastreadas, isso ajuda a evitar a adulteração de dados. Em vez disso, fornece colaboração em tempo real e reduz a necessidade de muitas versões do mesmo arquivo circulando. 

13 – Mobilidade

A computação em nuvem oferece vários benefícios e oportunidades para o local de trabalho moderno, como flexibilidade, maior colaboração, mobilidade e adaptabilidade. Ele levou o espaço de trabalho para o próximo nível de proficiência e eficiência.  

14 – Melhor Colaboração

Ferramentas como Dropbox, Asana, Trello e Google Workspace melhoram a forma como as equipes trabalham juntas. Com ferramentas de colaboração, qualquer pessoa da equipe pode acessar, revisar e atualizar os arquivos na nuvem. Mantendo a produtividade, essas ferramentas são totalmente seguras de usar. As ferramentas de colaboração melhoram a qualidade do trabalho e minimizam o tempo necessário para concluir o projeto.  A colaboração é, sem dúvida, possível sem a computação em nuvem, mas nunca será tão eficaz e envolvente quanto com as soluções de computação em nuvem.

15 – Priorização de software modular e SaaS 

Uma das mudanças mais significativas é como o software é entregue. Anteriormente, o software era entregue em pacotes grandes e monolíticos. Isso era ineficiente e resultava em desperdício de recursos, pois os usuários utilizavam apenas alguns recursos de toda a solução. Com a computação em nuvem, o software é entregue em componentes modulares, que podem ser combinados para desenvolver uma solução personalizada. O SaaS é um dos maiores gastos com nuvem porque a variedade de aplicativos (Salesforce, Dropbox, Microsoft Office 365 e Google Workspace) entregues via SaaS é vasta. Os aplicativos SaaS podem ser acessados de qualquer lugar por meio de qualquer dispositivo com conexão à Internet. Assim, possibilitou que os funcionários trabalhassem em casa ou em qualquer lugar do mundo.  A computação em nuvem e o SaaS ajudam as empresas a adotar escalabilidade, integração, economia de custos e economia de tempo.

16 – Velocidade

Com maior acessibilidade, mobilidade e agilidade, a migração para a nuvem acelera os processos de produto/serviço para o mercado. Se sua organização está crescendo em popularidade e um produto ou serviço é mais procurado, a nuvem facilitará a implementação e implantação desse produto ou serviço, fornecendo às empresas tecnologia eficaz e rápida. Além de permitir atualizações contínuas e contínuas, a nuvem também supera os datacenters ao levar a computação de ponta até a linha de chegada. A nuvem reduz a latência e o tempo de atraso, resultando em uma experiência mais rápida para os usuários, independentemente da localização deles – ou da sua.

17 – Desempenho

A migração para a nuvem tem o potencial de aumentar o desempenho e a experiência do usuário final. Aplicativos e sites hospedados em nuvem podem crescer rapidamente para atender a mais usuários ou maior rendimento e podem ser executados em áreas geográficas próximas aos usuários finais para diminuir a latência da rede.

18 – Conectividade

Serviços como Google Cloud, Microsoft Azure e Amazon Web Services utilizam tecnologias rápidas de computação em nuvem que permitem conectividade rápida, mesmo para cargas de trabalho significativas. Com muitos provedores de serviços em nuvem, os datacenters podem ser gerenciados em um único portal com uma ferramenta de gerenciamento central. As soluções em nuvem podem processar dados em um ritmo muito rápido, permitindo um processamento de dados de alto desempenho, simplificando as operações e ganhando visibilidade em toda a linha. Além disso, muitos provedores de serviços em nuvem possuem soluções de monitoramento integradas que registram as principais métricas e fornecem aos usuários dados relevantes sobre infraestrutura e manutenção.

19 – Tecnologia de IA

As migrações para a nuvem permitem que as empresas se tornem mais escaláveis ​​e abertas à inovação, facilitando a integração de tecnologias de inteligência artificial. Um número crescente de instituições financeiras está se tornando dependente de IA e tecnologia de aprendizado de máquina que podem ser processadas com facilidade e rapidez na nuvem.

20 – Menor consumo de energia

Os provedores de armazenamento em nuvem escalam tanto vertical quanto horizontalmente, o que significa que eles podem computar com mais memória e atualizar servidores de acordo com as necessidades de mudança de sua organização. Ao usar o hardware e a memória com mais eficiência, a computação em nuvem reduz o consumo de energia e maximiza o desempenho.

21 – Consistência

Outra vantagem da computação em nuvem é sua consistência. Embora diferentes pessoas e departamentos possam usar outros dispositivos e softwares, as soluções em nuvem garantem que todos tenham uma experiência consistente. Isso evita falhas de comunicação e garante que todos estejam na mesma página. Quer você use o Office 365, Google G Suite, Salesforce ou outro serviço de nuvem, sua empresa terá uma experiência consistente em todas as plataformas. Você também pode usar ferramentas, como integração de identidade, para acessar informações de diferentes aplicativos sem alternar entre eles.

22 – Armazenamento Ilimitado

As soluções em nuvem oferecem armazenamento ilimitado, ao contrário de outras soluções de armazenamento de dados, como computadores locais. Portanto, embora você possa reduzir sua solução de nuvem se não precisar de tanto armazenamento para seus dados, também poderá aumentar seu armazenamento posteriormente. Você também pode usar uma solução híbrida para manter alguns de seus dados locais enquanto armazena outros dados na nuvem.

23 – Recuperação de desastres

Embora o controle seja um aspecto essencial do sucesso de uma empresa, há certas coisas que você não pode controlar. Quer sua organização controle seus próprios procedimentos ou não, há certas coisas que estão fora de seu controle. Embora você não possa prevenir ou prever todas as catástrofes, há algo que você pode fazer para acelerar sua recuperação. Os serviços de recuperação de dados baseados em nuvem fornecem recuperação rápida para situações de emergência, como desastres naturais e interrupções elétricas.

À medida que mais concorrentes migram para a nuvem, você pode ficar para trás se esperar muito para iniciar essa jornada. Com a Select Soluções você pode planejar uma migração eficaz e econômica para aproveitar ao
máximo essa tecnologia, entre em contato conosco.