A Copa do Mundo de 2022 corre na nuvem

Eventos globais como a Copa do Mundo e as Olimpíadas são uma vitrine perfeita para a versatilidade e elasticidade da nuvem.

Quando ocorrem grandes eventos globais, como a Copa do Mundo ou as Olimpíadas, a demanda por determinados serviços pode aumentar drasticamente. Da venda de ingressos ao comércio eletrônico e streaming de vídeo, o aumento temporário da demanda é o caso de uso perfeito para a computação em nuvem.

Você pode imaginar a quantidade de infraestrutura necessária para transmitir a Copa do Mundo online? De 20 de Novembro a 18 de dezembro, a demanda por streaming online de provedores como Fox Sports, Telemundo e BBC aumenta muito, apenas para voltar ao normal depois. Para os vendedores de ingressos, esse prazo pode ser ainda menor. Os ingressos costumam esgotar em questão de horas ou dias, com um aumento temporário na demanda durante a venda e uma queda dramática quando os ingressos se esgotam.

Vejamos alguns exemplos que a cloud otimizou serviços nas edições anteriores da copa.

Bilheteira na nuvem

Os vendedores de ingressos on-line têm lutado historicamente com a natureza explosiva da demanda por ingressos para eventos. É bastante comum ver eventos que dizem que esgotaram em minutos, com os vendedores de ingressos experimentando lentidão e inatividade do aplicativo devido ao número de usuários atualizando constantemente o site, esperando o botão “Comprar” aparecer, apenas para descobrir que centenas a milhares de transações nunca foram concluídas devido a problemas de capacidade e tempo limite.

Para combater isso, escolheram ter tecnologia em nuvem como opção. Mudando de infraestrutura local, que era gerenciada e provisionada manualmente, para uma provedora cloud computing. Essa mudança permitiu que eles se preocupassem menos com sua infraestrutura e gastassem mais tempo em seu produto, transferindo os esforços de mão de obra da operação para a inovação.

Usando sua infraestrutura em nuvem, a venda de ingressos subiu mais de 50.000 ingressos, com pico de vendas atingindo mais de 500 ingressos por minuto.

Telemundo faz parceria com o YouTube para fornecer destaques da Copa do Mundo em tempo real

A Telemundo é uma das emissoras de língua espanhola mais populares nos EUA, e sua parceria da Copa do Mundo com o Google a torna a única fornecedora de conteúdo de vídeo da Copa do Mundo em espanhol na plataforma de pesquisa do Google nos EUA.

A Telemundo está fornecendo vídeo em tempo real para a pesquisa do Google, incluindo visualizações de jogos, destaques de metas e notícias. O conteúdo também pode ser encontrado no canal da Telemundo no YouTube. A Telemundo também está em parceria com o YouTube TV, serviço de streaming baseado em assinatura do Google, permitindo que os usuários transmitam jogos inteiros ou os gravem no serviço de DVR em nuvem do YouTube TV.

Ao fazer parceria com o Google, a Telemundo pode aproveitar seus serviços de nuvem existentes, bem como sua base de clientes existente, para fornecer seu conteúdo em vários canais, com muito menos investimento do que seria necessário para fazê-lo por conta própria.

BBC e STV fazem parceria com AWS para fornecer streaming de vídeo da Copa do Mundo

A emissora britânica BBC, cujo serviço de streaming de vídeo iPlayer depende fortemente da AWS , teve um recorde de audiência online de mais de 3 milhões de streamers quando a Inglaterra derrotou a Tunísia por 2 a 1 na partida de abertura da Copa do Mundo de 2018.

A BBC, um serviço público no Reino Unido, é muito aberta ao discutir a arquitetura de sua plataforma, tendo publicado extensos detalhamentos de como seus serviços funcionam em sua plataforma de blog. Assim como outros clientes da AWS, a BBC desenvolveu seu próprio sistema de entrega em cima da AWS, que eles chamam de Cosmos. O Cosmos aproveita algumas das ferramentas pré-criadas da AWS, adicionando uma camada adicional para permitir que a BBC gerencie suas implantações de software personalizadas. A BBC intensificou seu jogo este ano, testando serviços de Realidade Virtual e ultra-HD para um número seleto de clientes.

A STV, um provedor de TV escocês, também conta com a AWS para seu serviço de streaming , em parceria com a empresa de consultoria em nuvem Cloudreach para construir um serviço de streaming escalável que possa lidar com os aumentos temporários na demanda que acompanham a hospedagem de eventos como a Copa do Mundo.

NBC Sports confia no Microsoft Azure para transmitir as Olimpíadas do Rio

A Copa do Mundo não é o único evento esportivo global que cria uma demanda tão grande por recursos tecnológicos. As Olimpíadas reúnem ainda mais conteúdo em um período de tempo mais curto, com a NBC hospedando mais de 4.500 horas de conteúdo em 17 dias para as Olimpíadas do Rio de 2016.

Para fazer isso, a NBC fez parceria com o Microsoft Azure, fornecendo streaming em tempo real de mais de 50 eventos simultâneos e estabeleceu recordes de número de visitantes únicos e total de horas transmitidas. Tudo isso sem problemas operacionais de acordo com Eric Black, CTO dos serviços de mídia digital da NBC Sports. “Ao usar o Azure, não precisamos instalar em rack, alimentar, resfriar e monitorar um monte de hardware, e não precisamos reservar capacidade antecipadamente; é tudo sob demanda”, diz Black. “Podemos aproveitar a nuvem e a experiência da Microsoft em nuvem para dimensionar dinamicamente para nosso público.”

A elasticidade da nuvem não é apenas para eventos esportivos

Embora esses eventos esportivos sejam ótimos casos de uso para mostrar o poder da elasticidade da nuvem, bem como o valor da natureza sob demanda dos serviços em nuvem, há muitos outros casos de uso que se aplicam. Para os varejistas, o aumento da demanda em períodos como o Natal, incluindo Black Friday e Cyber ​​Monday, são um ótimo exemplo de como aproveitar a nuvem.

Os espectadores do popular programa de televisão americano “Shark Tank” provavelmente já ouviram falar do “Efeito Shark Tank” – um fenômeno em que milhares de usuários que assistem ao programa pesquisam simultaneamente o produto mostrado no programa, muitas vezes travando o site de comércio eletrônico do produto devido à falta de elasticidade para suportar o aumento da demanda que o show oferece. Mark Cuban, um dos investidores do programa, exige que qualquer negócio em que ele invista passe por uma extensa reformulação para garantir que seu site seja capaz de lidar com o tráfego que ocorrerá quando o programa for ao ar. Vários outros provedores baseados em nuvem oferecem seus serviços para empresas que estarão na feira, garantindo que sua plataforma seja construída para lidar com a capacidade necessária para esses aumentos temporários de demanda.

Para muitos negócios, eventos como final de mês, final de trimestre e final de ano exigem processamento, análise e relatórios extensivos, aumentando temporariamente a carga de trabalho em sistemas de back-end críticos. Os eventos de fusão e aquisição geralmente exigem que vários sistemas sejam configurados rapidamente para dar suporte aos esforços, que geralmente são necessários apenas durante o esforço de M&A.

A nuvem pode permitir que sua empresa forneça um ótimo serviço durante períodos de demanda temporária ou temporariamente inflada, além de evitar o provisionamento excessivo de seu hardware e deixá-lo ocioso durante períodos mais lentos. Isso, juntamente com os recursos de automação integrados da nuvem, pode permitir que você concentre seu tempo mais em seus produtos e menos em sua infraestrutura.

Cloud Optimization & the FIFA World Cup

O sucesso da Copa do Mundo depende da nuvem. Estou ciente de que isso pode parecer uma afirmação ousada, afinal, é um torneio de futebol (ou futebol). O sucesso deve depender do resultado e do valor de entretenimento dos jogos reais. Mas, para extrair qualquer entretenimento do torneio, as pessoas precisam assistir e ir aos jogos em primeiro lugar. Este grande evento esportivo globalmente abraçado é quase o exemplo perfeito do que uma infraestrutura de nuvem bem gerenciada pode oferecer.

The Cup cria demanda instantânea na nuvem

Como aponta um artigo recente de Larry Larmeu sobre o CIO, a Copa do Mundo cria uma demanda enorme por alguns serviços baseados em nuvem. O streaming e a compra de ingressos, em particular, apresentam picos grandes e erráticos no tráfego. Os serviços que possibilitam que a maioria dos espectadores assistam aos jogos precisam estar operando com desempenho máximo para lidar com esse volume. Um único jogo de alto nível pode levar milhares de pessoas a um determinado site ou aplicativo em uma janela de tempo tão pequena quanto 30 segundos. A capacidade de entregar conteúdo de vídeo e ingressos para milhões de pessoas não é mágica. É o resultado de uma infraestrutura de computação incrivelmente complicada. Mover cargas de trabalho para a nuvem é um ótimo começo, pois a nuvem oferece maior elasticidade de computação em comparação com soluções locais. O serviço de bilheteira Entradas transferiram suas cargas de trabalho para a Amazon Web Services para esta Copa do Mundo. No entanto, o custo e o gerenciamento desses recursos ainda são uma peça importante do quebra-cabeça. A eficiência operacional e a relação custo-benefício podem ser aprimoradas pelo gerenciamento dinâmico de nuvem.

Automação de aplicativos é o futuro

O mesmo princípio vale para mais do que apenas eventos esportivos. Muitas empresas lidam com picos sazonais ou periódicos de demanda de carga de trabalho. Lidar com esse tráfego requer extensa análise, relatórios e processamento. A verdadeira beleza de emparelhar a nuvem pública com aplicativos de auto-otimização está em reduzir essa quantidade de trabalho. Se seus aplicativos estiverem totalmente cientes de suas próprias necessidades de instância e combinados de forma eficiente com os recursos de nuvem certos, o esforço manual pode ser gasto em outro lugar. Além disso, elimina o erro de provisionamento excessivo para lidar com um volume de tráfego maior. É essencial que essas empresas tenham um gerenciamento de nuvem confiável e dinâmico para lidar com a carga de trabalho de maneira eficiente.