Amazon Web Services (AWS) para pequenas e médias empresas

Todos os empresários de pequenas e médias empresas sonham em ter uma estrutura de empresas gigantes, mas quem não gostaria não é mesmo? Porém, acabam achando que essa coisa de investir em nuvem é baboseira e desperdiçar dinheiro e é nesse ponto que você se engana. 

Com a AWS você não precisa ser uma empresa gigante para começar a investir em cloud computing e nem vai precisar gastar rios de dinheiro e achar que o está perdendo, muito pelo contrário. 

Existem várias formas de realizar a migração do seu pequeno e/ou médio negócio de forma segura e sua empresa terá uma estrutura de gigantes e é disso que vamos falar no artigo de hoje. 

O que é a AWS? 

A Amazon Web Services é a maior empresa provedora de cloud computing do mundo. Além disso, ela oferece um conjunto de produtos globais baseados em nuvem como: computação, armazenamento, banco de dados, análise, redes, dispositivos móveis, ferramentas de desenvolvedor e gerenciamento, IoT, segurança e aplicações empresariais sob demanda, ou seja só irá pagar conforme o que for sendo utilizado pela empresa. 

A empresa surgiu em 2016 com serviços de infraestrutura de TI para empresas através de serviços da Web. Atualmente, a AWS oferece uma plataforma de infraestrutura bastante confiável, escalável e de baixo custo na nuvem que ensina e ajuda centenas de empresas em 190 países do mundo. 

Os principais benefícios do Cloud Computing

A computação em nuvem chegou para trazer praticidade, conforto, otimização e redução de custos para os empresários e isso são alguns dos pequenos benefícios que o Cloud pode oferecer para sua empresa. Confira mais alguns.

  • Substitua os gastos de capital por gastos variáveis: Por acreditar que a infraestrutura física é muito mais confiável que a em nuvem, você pode acabar investindo um dinheiro desnecessário em datacenters e servidores sem mesmo saber para que irá utilizá-los. Ao invés disso, você pode usar a computação em nuvem e pagar somente pelos recursos e serviços utilizados.
  • Tenha economias em escala: Quando se utiliza a computação em nuvem você consegue alcançar um custo mais baixo do que normalmente seria oferecido e/ou possível. Ao utilizar o provedor da AWS você será capaz de alcançar uma maior economia em escala, ou seja, preços da infraestrutura reduzidos.
  • Intensifique a velocidade e agilidade: Com a tecnologia do Cloud Computing, você poderá acessar novos recursos de TI com apenas um clique, isso quer dizer que o tempo que os desenvolvedores necessitam para deixar disponível esses serviços, diminuem de semanas para apenas alguns minutos. Com isso, a agilidade da organização aumenta significativamente.
  • Acabe com o investimento em administrações e manutenções dos datacenters: A computação em nuvem permite que você tenha foco nos seus clientes ao invés de focar no trabalho de montagens de espaços e equipamentos.

Os principais serviços do Cloud Computing

Hoje em dia existem diversos serviços que a Computação em Nuvem oferece, entre funcionalidades e ferramentas de acordo com a necessidade da sua empresa. Entre tantos modelos oferecidos pelas empresas, existem 3 que se destacam mais são eles:

SaaS (Software como serviço)

Software como serviço possibilita que você acesse o software sem precisar comprar sua licença, usando gratuitamente na nuvem, porém com recursos limitados, porém existem outras formas de monetização como anúncios. Por exemplo, o Spotify em sua versão gratuita, entre os intervalos das músicas sempre tem um anúncio. 

Entretanto, existem planos de pagamento que a empresa pode oferecer com uma taxa fixa, um valor que pode variar de acordo com o uso. Por exemplo os CRMs, normalmente existem alguns planos com preço fixo e você ou sua empresa irá contratar aquele que mais se encaixa na sua necessidade.

PaaS (Plataforma como serviço)

No modelo de PaaS, é contratado um ambiente completo de desenvolvimento on demand, onde é possível criar, alterar e otimizar softwares e aplicativos. 

Sua principal vantagem é que inclui sistemas operacionais, ferramentas de desenvolvimentos, sistemas de gerenciamento de banco de dados, serviços de Business Intelligence (BI), etc. 

Além de tudo isso, ele oferece toda a infraestrutura necessária para executar ou aprimorar aplicações web ou mobile. O time de desenvolvimento só irá se preocupar com a programação da aplicação, isso porque a administração, manutenção e atualização do ambiente são deixadas para o provedor. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Gartner em 2019, o mercado de PaaS deve gerar mais de US $ 20 bilhões e dobrar esse valor até 2022.

IaaS (Infraestrutura como serviço)

Com a IaaS, os recursos de infraestrutura são alugados com, servidores, routers, racks, datacenters, hardware e outras ferramentas que autorizam a transmissão e o armazenamento de dados. 

De acordo com o provedor e modelo escolhido, sua empresa pode ser cobrada pelo número de servidores usados, pela quantidade de dados armazenados  ou trafegados. Nesse modelo de nuvem, normalmente só é pago pelo o que é utilizado da tecnologia. 

A maior vantagem deste modelo é a sua estabilidade, pois em um mês você pode aumentar alguns servidores virtuais e no mês seguinte poderá solicitar o dobro ou diminuir a quantidade de recursos.

Como a Select Soluções pode ajudar as pequenas e médias empresas com AWS

Agora que você entendeu todo o conceito de Cloud Computing e da AWS e  o que você precisa para aplicar na sua empresa, está na hora de analisar suas necessidades, pois é com base nelas que você irá conseguir entender qual nuvem é melhor para o seu negócio. 

Compreender o orçamento correto que você possui, também irá te ajudar a identificar qual tipo de serviço em nuvem vai ajudar a resolver suas dores e melhorar sua infraestrutura. Além disso, é importante buscar um fornecedor que seja confiável e que tenha bons especialistas para te ajudar nessa jornada.

A Select Soluções oferece junto com a AWS (Amazon Web Services) apoio para sua empresa em toda sua jornada, desde o entendimento do nível de maturidade de tecnologia até a projeção de um cenário para seu ambiente, com baixo custo operacional, alta eficiência e um time completo de especialistas para atender o seu negócio. 

Entre em contato conosco, será um prazer entender o seu negócio!