,

5 dicas de como otimizar os seus custos na AWS

  • By Marcus Jacob
  • 23 de março de 2022
  • 112 Views

Otimizar custos é sempre assunto entre as reuniões que envolvem qualquer empresa de cloud e não seria diferente com os nossos clientes que utilizam AWS em suas arquiteturas. De fato, todo mundo deseja, de alguma forma, diminuir o valor da conta no final do mês. Logo, otimização de custos nada mais é que a redução dos seus gastos com a AWS, mas mantendo a escalabilidade das suas aplicações sem que haja impacto nas mesmas. 

Neste artigo, você aprenderá a identificar oportunidades e como reduzir seus custos através de alguns recursos da AWS.

1 – Utilize o AWS Trusted Advisor

O AWS Trusted Advisor é uma ferramenta virtual que oferece dicas e orientações de como otimizar o seu ambiente AWS seguindo as melhores práticas da empresa. Ela também disponibiliza conjuntos de verificações em cinco categorias: otimização de custos, segurança, tolerância a falhas, desempenho e limites de serviço. 

Além de tudo isso, a ferramenta te dará recomendações de recursos com grande potencial de otimização. Veja alguns exemplos de recomendações relacionadas a otimização de custos.

  • Identifique instâncias de Amazon EC2 com baixa utilização;
  • Identifique as instâncias de Amazon EC2 em potencial para reserva e receba descontos;
  • Identifique volumes Amazon EBS com baixa utilização e reduza o custo através de snapshot e deleção;
  • Identifique as instâncias de Amazon RDS e Amazon Redshift com baixa utilização e reduza o custo pausando-as.

2 – Analise as recomendações do AWS Compute Optimizer

O AWS Compute Optimizer indica os recursos computacionais que são ideais para suas cargas de trabalho, tendo como objetivo reduzir custos e melhorar o desempenho da sua infraestrutura utilizando machine learning na análise de métricas do histórico de utilização.

Essa ferramenta vai ajudar a escolher o tipo de instância EC2 mais adequado para o seu negócio de acordo com seu histórico de utilização.

3 – Verifique Ambientes de Desenvolvimento e faça Testes e Homologação

Dentro dessas análises existem diferentes atividades que precisam ser mensuradas e acompanhadas para que você consiga alcançar a otimização de custos do seu ambiente. Confira: 

  • Desligue instâncias não utilizadas
  • Interrompa instâncias de banco de dados do Amazon RDS
  • Use o CloudFormation para recriar ambientes

4 – Remova recursos não utilizados ou ociosos

As ferramentas da AWS permitem que os recursos provisionados sejam cobrados apenas pelo tempo que eles estão sendo utilizados. Ou seja, desligue suas instâncias ao fim da carga de trabalho realizada por elas. 

Importante deixar claro que essa dica é para ambientes que não possuem necessidade de ficarem 24 horas ligados. Os ambientes de desenvolvimento, testes, treinamentos e etc são utilizados em períodos noturnos ou finais de semana e por isso podem sim serem desligados. 

Outro ponto importante é que se consideramos uma jornada de trabalho de 8 horas durante os dias comerciais e 4h aos sábados, totaliza no final semana 44 horas, por isso que recursos que só são utilizados e necessários durante esse período de tempo não precisam e nem devem se manter ligados e essa ação pode chegar até em 74% de economia no final do mês. 

Você consegue ligar e desligar suas instâncias manualmente através da AWS Console ou de maneira automatizada por meio de scripts ou serviços como AWS Lambda ou AWS Data Pipeline.

5 – Evite o desperdício: alinhe o provisionamento com o consumo/dimensionamento correto

Você pode alinhar o provisionamento do seu consumo de diferentes maneiras. Confira algumas delas:

  • Use o Amazon CloudWatch para monitorar seus recursos;
  • Escolha tamanho e tipo corretos de instância;
  • Escolha o tipo certo de banco de dados.

Como a Select Soluções te ajuda na demanda de redução de custos

A Select Soluções é parceira exclusiva da AWS e possui um portfólio de serviços amplo, como a migração para cloud, agregando inteligência dentro de um ambiente seguro, consolidado e em constante transformação. Com mais de 18 anos de experiência dos seus fundadores em diversas áreas da tecnologia e negócios e um time composto por especialistas altamente certificados e reconhecidos internacionalmente.

Junto com a AWS, a Select Soluções apoia sua empresa em toda sua jornada, desde o entendimento do nível de maturidade de tecnologia até a projeção de um cenário para seu ambiente, com baixo custo operacional, alta eficiência e um time completo de especialistas para atender o seu negócio. 

Entre em contato conosco, será um prazer entender o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *