Sustentabilidade na área de tecnologia com a AWS

Você já ouviu falar sobre sustentabilidade na área de tecnologia? Com tantas mudanças climáticas provocando mais impacto na sociedade, diferentes governos do mundo estão buscando providências de contenção do aquecimento global. 195 países e a União Europeia, em 12 de dezembro de 2015, prometeram deter o aumento da temperatura do planeta abaixo de 2 graus Celsius e realizar ações para limitar o aumento da temperatura a 1,5 graus Celsius acima dos níveis previstos até 2050. 

Por conta da agenda global, diversas empresas precisaram se adaptar e estruturar novas ações para que tenham acessos aos mercados consumidores para continuidade do negócio. Porém, com tantos acontecimentos, está cada vez mais comum se ouvir falar sobre o tema de ESG (Environment Social & Governance). 

O nosso CEO, Marcelo Nery, participou da Semana Global de Empreendedorismo da empresa Hackathon Inova, onde explicou e falou sobre diferentes benefícios do ESG e sobre a sustentabilidade na área da tecnologia. Confira aqui.

O Compromisso Climático ou The Climate Pledge

Em parceria com a empresa Global Optimism, a AWS anunciou em setembro de 2019 o The Climate Pledge, uma ação de impacto líquido zero em carbono até o ano de 2040, com entrega de dez anos antes do Acordo de Paris. O projeto tem a intenção de utilizar 100% de energia renovável até 2025 e 50% de entregas com líquido zero em carbono até 2030. Isso quer dizer que essas duas empresas gigantes estão correndo contra o tempo para melhorar situações de sustentabilidade pelo mundo todo. 

O projeto The Climate Pledge já conta com mais de 100 empresas parceiras em 25 indústrias em 16 países diferentes. Cada uma das empresas parceiras concordaram em colaborar em três principais áreas, sendo elas: 

  • Relatórios Regulares: Medir e relatar as emissões de gases de efeito estufa regularmente;
  • Eliminação de Carbono: Implementar estratégias de descarbonização alinhadas com o Acordo de Paris por meio de mudanças e inovações comerciais reais;
  • Compensações Credíveis: Neutralizar quaisquer emissões restantes com compensações adicionais.

Além disso, o The Climate Pledge possui um fundo de capital de risco corporativo, para investimentos no suporte em práticas sustentáveis e que investem em empresas que podem acelerar o caminho da AWS para cumprir o The Climate Pledge. Foram aportados US$ 2 bilhões para apoiar o desenvolvimento de tecnologias e serviços que reduzem as emissões de carbono e ajudam a preservar o mundo.

Sustentabilidade na área de tecnologia e a Cloud

Segundo um estudo da 451 Research, a infraestrutura da AWS é 3,6 vezes mais eficiente em relação à energia do que a média dos data centers corporativos dos EUA. Os data centers da AWS são considerados mais efetivos em relação a energia dos On Premises, isso acontece devido aos programas de eficiência abrangentes que afetam cada parte de nossas instalações. 

Um dos grandes investimentos para a Infraestrutura da AWS foi a criação de um processador chamado Graviton2, que é considerado o processador mais eficiente em energia da AWS. Ele fornece um desempenho melhor por watt do que qualquer outro que é utilizado atualmente. Com o aumento da necessidade de computação e outras outras infraestruturas de TI, inovar continuamente é fundamental para garantir que possamos alimentar de forma sustentável o trabalho do futuro. 

A AWS possui diferentes iniciativas em processamento para utilizar água com mais eficiência e usar menos água potável para resfriar os seus data centers. A empresa desenvolveu esta estratégia de uso de água, avaliando e comparando os padrões climáticos de cada região. Algumas estratégias para o uso de água:

  • Resfriamento Evaporativo
  • Reciclagem da água
  • Tratamento de água em seus sites
  • Métricas de eficiência hídrica

Como a Select Soluções pode ajudar o seu negócio a entender e praticar a sustentabilidade na área da tecnologia com a AWS

A Select Soluções é parceira exclusiva da AWS e possui um portfólio de serviços amplo, como a migração para cloud, agregando inteligência dentro de um ambiente seguro, consolidado e em constante transformação. Com mais de 18 anos de experiência dos seus fundadores em diversas áreas da tecnologia e negócios e um time composto por especialistas altamente certificados e reconhecidos internacionalmente.

No nosso canal do Youtube você pode saber mais detalhes do nosso expertise na prática, corre lá dar uma conferida clicando aqui.

Junto com a AWS, a Select Soluções apoia sua empresa em toda sua jornada, desde o entendimento do nível de maturidade de tecnologia até a projeção de um cenário para seu ambiente, com baixo custo operacional, alta eficiência e um time completo de especialistas para atender o seu negócio. 

Entre em contato conosco, será um prazer entender o seu negócio!