AWS Well-Architected: conheça as melhores práticas

Nós já vimos em outros textos, diferentes serviços que a AWS disponibiliza para os seus clientes. Além da farta experiência que a empresa especialista em Cloud proporciona, a segurança que ela passa para seus parceiros e clientes é enorme, não é atoa que ela é a maior empresa de Cloud do mundo. Hoje, vamos focar em arquitetura em cloud e dedicar o conhecimento para o AWS Well-Architected.

O AWS Well-Architected, um serviço que ajuda a construir infraestruturas seguras, resilientes, eficientes e de alta performance para aplicações e workloads. O  AWS Well-Architected é baseado em cinco pilares: excelência, eficiência operacional, segurança, confiabilidade, eficiência de performance e otimização de custos. Além disso, o serviço oferece uma conduta consistente para que tanto os clientes quanto os parceiros consigam avaliar suas arquiteturas e implementar designs que podem se expandir com o tempo. 

Você sabia que a Select Soluções é parceira exclusiva da AWS? A Select,  possui um portfólio de serviços amplo, como a migração para cloud, agregando inteligência dentro de um ambiente seguro, consolidado e em constante transformação. 

Mas afinal o que é AWS Well-Architected?

O AWS Well-Architected Framework é um serviço que permite que você e seu time de TI possam analisar e aprimorar as arquiteturas baseadas em nuvem e compreender melhor o impacto comercial de suas decisões durante o projeto. Ele tem como princípios gerais o design,melhores práticas e orientações específicas em cinco áreas conceituais que são definidas como os pilares do Well-Architected Framework.

O serviço foi planejado e criado depois que os especialistas junto com os clientes da AWS identificaram que poderiam aproveitar melhor as práticas da Nuvem. Além disso, a cada implementação que o time realizava uma nova experiência foi adquirida sobre como os sistemas se desempenham e as consequências dessas vantagens.  

Como falamos acima, o framework trabalha em cinco pilares e para cada um deles, é disponibilizado um conjunto de perguntas que permite analisar uma arquitetura existente ou proposta. O AWS Well-Architected também oferece um combo e melhores práticas AWS para cada um dos pilares. Ao utilizar o Framework, sua arquitetura o ajudará a produzir sistemas mais estáveis e eficientes, fazendo com que você consiga se concentrar em outros pontos. 

Os 5 pilares do AWS Well-Architected

A AWS usou um exemplo muito simples e fácil de compreender os 5 pilares do framework. Segundo os especialistas AWS, criar um sistema de software é como construir um prédio, se a fundação não for sólida os problemas estruturais poderão prejudicar a integridade e a fundação do prédio. Isso acontece da mesma forma ao arquitetar soluções tecnológicas.

Quando falamos que é preciso incorporar os pilares em sua arquitetura é para que você consiga produzir sistemas estáveis e eficientes. Com isso, você consegue se concentrar em outros pontos do projeto como os requisitos funcionais. Os 5 pilares são: 

Excelência operacional

Esse é o pilar que se concentra na execução e monitoramento de sistemas e na melhoria contínua dos processos e procedimentos. Os tópicos que se incluem nesse pilar são: automação de alterações, reação a eventos e definições de padrões para gerenciar as operações do dia a dia.

Segurança

O pilar segurança tem seu foco na proteção de informações e sistemas e os principais tópicos que incluem aqui são: confidencialidade e integridade de dados, gerenciamento de permissões de usuário e estabelecimento de controles para detectar eventos de segurança. 

Confiabilidade

Já o pilar da confiabilidade se dedica nos workloads que executam as funções pretendidas e na recuperação rápida de falhas ao atender demandas. Os tópicos deste pilar são:  projeto de sistemas distribuídos, planejamento de recuperação e requisitos de adaptação a mudanças. 

Eficiência de performance

Esse pilar se atenda na alocação estruturada e simplificada de recursos de TI e computação. Os tópicos dele incluem: seleção dos tamanhos de alguns recursos otimizados para os requisitos de workload, monitoramento de performance e manutenção à medida que as necessidades comerciais evoluem. 

Otimização de custos

O pilar de otimização de custos tem como objetivo evitar custos desnecessários em sua arquitetura. Os tópicos que incluem aqui são: compreensão de gastos a longo prazo, controle de alocações de fundos, seleção do tipo e quantidade de recursos e dimensionamento para atender necessidades dos negócios sem gastos extras. 

Os principais benefícios do AWS Well-Architected

Nós já sabemos que qualquer serviço da AWS é criado para trazer inúmeros benefícios para as empresas e não seria diferente com o AWS Well-Architected. Confira os principais recursos que este serviço pode de trazer.

  • Reduza riscos: você irá conseguir identificar rapidamente possíveis problemas nas cargas de trabalho dos aplicativos; 
  • Impulsione o crescimento: você será capaz de inovar rapidamente enquanto constrói arquiteturas em nuvem;
  • Preencha lacunas: você terá insights para corrigir com mais facilidade problemas de alto risco com menos recursos;
  • Otimize as cargas de trabalho: você irá conseguir aplicar as melhores práticas dos cinco pilares e com isso evitar problemas de alto risco.

 

Como a Select Soluções pode te ajudar a implementar as práticas do AWS Well-Architected

Junto com a AWS, a Select Soluções apoia sua empresa em toda sua jornada, desde o entendimento do nível de maturidade de tecnologia até a projeção de um cenário para seu ambiente, com baixo custo operacional, alta eficiência e um time completo de especialistas para atender o seu negócio. 

Entre em contato conosco, será um prazer entender o seu negócio!