Otimizar os custos na nuvem AWS

Todo cliente almeja reduzir ainda mais os custos que possui com a tecnologia em nuvem, ou seja, otimizar os custos, e isso é normal até porque ninguém quer pagar a mais por serviços que as vezes ninguém usa.

Isso acaba sendo um diferencial da própria AWS por ter seu cliente no centro de todo o negócio e isso reflete em todas as atividades e mecanismos da operação para entregar o que o cliente realmente quer. 

Devido a mudança drástica que o mundo todo passou, a solicitação mais recorrente entre os clientes AWS é a otimização abrangente de suas arquiteturas para melhorar e garantir uma excelência operacional, aumentar confiabilidade, segurança, controle de custos e eficiência no desempenho dos ambientes.  

Pensando nisso, em 2012 a AWS criou o primeiro Conjunto de Melhores Práticas (Well-Architected Framework) para desenhos de arquiteturas que suporte soluções em nuvem em projetos baseados na experiência AWS.

Mas afinal, o que é otimização de custos?

Otimização de custos envolve usar todos os recursos disponíveis da AWS com o menor custo possível e que atendam todas as necessidades da sua empresa. Mas, para alcançar esse objetivo é importante criar capacidades necessárias dentro da sua organização, projetar corretamente as cargas de trabalho, selecionar os serviços corretos para os requisitos da AWS, configurar tudo isso e começar  a operá-los de forma correta e aplicar todas as técnicas de otimização de custo. 

O principal conceito da otimização de custos é: o controle dos mesmos ou de algo, ou seja, a otimização contínua dos recursos que empregamos para alcançar uma meta nos negócios, mantendo o desempenho, a capacidade e a confiabilidade. 

Neste caso, a Select Soluções como parceira exclusiva AWS, em conjunto conseguem ajudar os seus clientes a alcançar o potencial máximo de economia de custos sem afetar nenhuma condição operacional.

O que eu preciso fazer para começar minha economia na AWS?

Existem diferentes formas de você conseguir fazer isso, mas vamos te dar algumas dicas fundamentais para que você consiga alcançar seu objetivo na hora de economizar gastos.

  1. Pratique a Gestão Financeira da Nuvem: a AWS possui um serviço chamado Cloud Financial Management (CFM), que permite que as organizações alinhem seus processos para ir ao máximo próximo do valor comercial e sucesso financeiro. O principal objetivo deste serviço é criar a prática de otimização de custos através do trabalho compartilhado entre as áreas de finanças e tecnologia.

  2. Adote um modelo de consumo: para você conseguir reduzir as despesas com nuvem de uma empresa é de extrema importância que você compreenda todos os custos da sua empresa. Com a AWS você já paga pelos recursos de computação usados mesmo aumentando ou diminuindo é possível gerar economias consideráveis.

  3. Meça a eficiência total: as cargas de trabalho devem gerar valor para os negócios e esse valor deve ser medido com base no investimento total em serviços AWS.

  4.  Elimine despesas em atividades que não gerem diferenciação: essas atividades normalmente estão relacionadas com tarefas de aquisição, instalação, cabeamento e manutenção de infraestrutura. Quando você passa a utilizar AWS você elimina todos esses requisitos e consegue reduzir muito seus custos.

  5. Analisar e alocar custos: através dos serviços em nuvem você consegue identificar e atribuir o uso e custo que ela hospeda, o que permite alocar o custo proporcional deles para os donos de cada cagar de trabalho. Com isso,  você habilita a medir o retorno sobre o investimento e facilita a otimização de custos.

Como a Select Soluções te ajuda nesse processo

A Select Soluções é parceira exclusiva da AWS e possui um portfólio de serviços amplo, como a migração para cloud, agregando inteligência dentro de um ambiente seguro, consolidado e em constante transformação. Com mais de 18 anos de experiência dos seus fundadores em diversas áreas da tecnologia e negócios e um time composto por especialistas altamente certificados e reconhecidos internacionalmente.

No nosso canal do Youtube você pode saber mais detalhes do nosso expertise na prática, corre lá dar uma conferida clicando aqui.

 Junto com a AWS, a Select Soluções apoia sua empresa em toda sua jornada, desde o entendimento do nível de maturidade de tecnologia até a projeção de um cenário para seu ambiente, com baixo custo operacional, alta eficiência e um time completo de especialistas para atender o seu negócio. 

Entre em contato conosco, será um prazer entender o seu negócio!