CloudFront e S3 da AWS: funcionalidades e benefícios

  • By Lilian Bressanin
  • 26 de outubro de 2021
  • 105 Views

A Black Friday está chegando e sabemos que as empresas entram em pânico com medo dos seus e-commerces ficarem fora do ar devido a quantidade de acessos que essa data proporciona. Por isso é muito importante ter fornecedores que possam te ajudar nessa fase e que você tenha os melhores recursos para que o seu site consiga comportar todos os usuários. 

Mas você sabia que existem algumas ferramentas AWS que podem te ajudar nesse quesito? É delas que vamos falar hoje. 

A AWS possui um enorme catálogo com diversos produtos e serviços que podem te ajudar além deste evento, serviços focados em infra estruturas e ambientes cloud para que o seu negócio tenha mais segurança e escalabilidade na hora de falhas e apertos.

Amanhã 27/10 teremos um webinar com o CEO da Selec Soluções, Marcelo Nery,  e com o Diego Puerta, COO da CRP Mango. Eles vão comentar sobre essas e outras formas de se manter ativo em um momento alto de fluxo nos sites. Você pode não pode ficar de fora é só se inscrever aqui

O que é a ferramenta S3 e como ela funciona

O Amazon S3 ou Amazon Simple Storage Service é um serviço de armazenamento de objetos que possibilita escalabilidade, disponibilidade de dados, segurança e performance. Com o S3 você consegue armazenar e recuperar qualquer quantidade de dados, a qualquer momento e de qualquer lugar na web. 

Mas para que você consiga aproveitar ao máximo essa ferramenta, é preciso compreender alguns conceitos simples. O Amazon S3 armazena dados como objetos dentro de buckets. Esse tal objeto é formado por um arquivo e, opcionalmente, os metadados que descrevem esse arquivo. Para armazenar qualquer objeto no S3 é preciso carregar o arquivo que deseja em um bucket, após isso é possível definir permissões nesse objeto. 

Já os Buckets são os contêineres para os objetos e você pode ter um ou mais bucket, onde é possível, para cada um, controlar o acesso (quem pode criar, excluir e listar objetos nele),exibir logs de acesso para você escolher a região onde o S3 armazenará o bucket.

Os principais benefícios do Amazon S3

Nós já sabemos que os serviços da AWS podem conter inúmeros benefícios, vamos listar alguns da ferramenta S3.

  • Performance, escalabilidade, disponibilidade e durabilidade líderes do setor;
  • Grande variedade de classes de armazenamento econômicas;
  • Recursos incomparáveis de segurança, conformidade e auditoria;
  • Gerencie dados e acesse controles facilmente;
  • Consulta no local e processo sob solicitação;
  • O serviço de armazenamento em nuvem mais aceito.

Em que situações o S3 pode ser usado

Tá, agora que você já entendeu o que essa ferramenta e para que ela serve, vamos te mostrar em que situações ela pode te ajudar e ser muito útil. 

Backup e restauração: você consegue criar soluções escaláveis, duráveis e seguras de backup e restauração. 

Recuperação de desastres: você pode criar arquiteturas de recuperação de desastres para se recuperar de forma fácil e rápida por falhas causadas em desastres naturais, falhas no sistemas e erros humanos. 

Arquivamento: Com o Amazon S3 você pode manter os objetos a longo prazo e com taxas bem mais baixas. 

Análises de data lakes e big data: você pode criar um data lake no S3 e tirar ideias valiosas utilizando ferramentas de consultas no local, análises e ferramentas de machine learning.

Armazenamento na nuvem híbrida: você pode provisionar endpoints privados em uma VPC para permitir acesso direto do ambiente on-premises ao S3. 

Aplicações nativas da nuvem: você consegue criar aplicativos móveis baseados na internet de maneira rápida e econômica. 

O Amazon S3 possui diferentes recursos que você pode ler aqui.

O que é o Amazon CloudFront e como ele funciona

O Amazon CloudFront é um serviço de rede de entrega de conteúdo (CDN) que entrega dados, vídeos, aplicações e APIs para clientes em diferentes lugares do mundo com muita segurança e baixa latência e com alta velocidade de transferência em um ambiente de fácil uso para os desenvolvedores. 

Além disso, a ferramenta disponibiliza recursos de segurança avançados que inclui criptografia de campo e suporte à HTTPS, integrados facilmente ao AWS Shield, AWS Web Application Firewall e Amazon Route 53, onde oferece proteção contra vários tipos de ataques.

O CloudFront funciona com qualquer origem da AWS, como o Amazon S3 e o Amazon EC2. Também é possível personalizar a entrega de conteúdo  através deste serviço usando recursos de computação de borda segura e programável do CloudFront Functions e do AWS Lambda@Edge. 

Os principais benefícios do Amazon CloudFront

Assim como o Amazon S3, o CloudFront possui diferentes benefícios para a sua empresa, confira alguns.

  • Aumento da rede global para entrega rápida de conteúdo;
  • Segurança na Borda;
  • Computação de borda altamente programável e segura;
  • Forte integração com a AWS;
  • Econômico.

Em que situações o CloudFront pode ser usado

Agora que entendemos o que é, como funciona e os seus benefícios está na hora de compreender em quais situações o CloudFront pode e deve ser usado.

Entrega e segurança de sites: você passa a acelerar entregas de sites que sejam objetos estáticos como, imagens, folhas de estilo, JavaScrip e etc ou conteúdos dinâmicos como, vídeos, áudios, gráficos em movimentos e etc para usuários de todo o mundo. 

Conteúdo dinâmico e aceleração de API: você consegue acelerar e projetar conteúdos dinâmicos. Grandes empresas como o Tinder e o Slack utilizam a ferramenta para acelerar as chamadas de API e as conexões de websocket. 

Streaming de vídeo ao vivo e sob demanda: o CloudFront foi criado para processar grandes cargas de trabalho em vídeo ao vivo e sob demanda. 

Distribuição de software, entrega de jogos e IoT OTA: você consegue alterar automaticamente a escala conforme os usuários fazem downloads de atualizações de software.

O CloudFront também possui grandes recursos que podem ser lidos aqui

Como a Select Soluções te ajuda a implementar essas ferramentas até a Black Friday

A Select Soluções é parceira exclusiva da AWS e possui um portfólio de serviços amplo, como a migração para cloud, agregando inteligência dentro de um ambiente seguro, consolidado e em constante transformação. Com mais de 18 anos de experiência dos seus fundadores em diversas áreas da tecnologia e negócios e um time composto por especialistas altamente certificados e reconhecidos internacionalmente.

Junto com a AWS, a Select Soluções apoia sua empresa em toda sua jornada, desde o entendimento do nível de maturidade de tecnologia até a projeção de um cenário para seu ambiente, com baixo custo operacional, alta eficiência e um time completo de especialistas para atender o seu negócio. 

Entre em contato conosco, será um prazer entender o seu negócio!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *