Amazon EC2 completa 15 anos de funcionalidade

O serviço Elastic Compute Cloud ou EC2 da AWS completa 15 anos de funcionalidade neste ano, o que torna isso um marco importante para a maior empresa de Cloud e o mundo da tecnologia e computação. 

Por conta disso,  a AWS planejou uma celebração virtual ao vivo para o aniversário do serviço EC2. O evento contou com especialistas AWS, líderes do setor de Cloud, clientes e parceiros que trocaram ideias e conhecimentos sobre esses 15 anos do EC2 e o que esperar dos próximos anos. 

Saiba mais sobre o evento aqui.

Pensando nessa celebração, decidimos trazer para o nosso texto de hoje tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta e como ela pode ajudar o seu negócio a decolar de maneira eficiente e melhor ainda, na Nuvem. 

Além disso, hoje às 19h acontecerá nosso webinar Descomplicando a Cloud, apresentado pelo nosso CEO da Select Soluções, Marcelo Nery, trazendo ideias, cases e muita experiência. Você não pode ficar de fora, inscreva-se agora é só acessar aqui.

Mas afinal, o que é AWS EC2?

O Amazon Elastic Compute Cloud é um serviço web que permite capacidade computacional segura e redimensionável na nuvem. O serviço foi planejado para ajudar a computação em nuvem na escala da web para os desenvolvedores. 

O campo de interação do serviço Web simples do AWS EC2 permite que você tenha e configure a capacidade computacional sem muito esforço. Além disso, oferece um controle completo de seus recursos e possibilita que você trabalhe em um ambiente computacional aprovado pela AWS.  

O AWS EC2 disponibiliza a maior plataforma de computação com a possibilidade de escolher o processador, armazenamento, rede, sistema operacional e modelo de compra.

Os principais benefícios que o AWS EC2 leva para sua empresa

Já conseguimos entender o tamanho e o poder que esse serviço oferece não é mesmo? Porém, ainda deve gerar muitas dúvidas do que ele pode proporcionar ao seu negócio. Listamos alguns benefícios abaixo. 

Infraestrutura confiável e escalável sob demanda: você consegue aumentar ou diminuir a capacidade computacional em questão de minutos. Além disso, você passa a ter um comprometimento com SLA de disponibilidade de 99,9% para cada região do Amazon EC2.

Computação segura para suas aplicações: através do AWS Nitro System, recursos de visualização são transferidos para hardware e software dedicado, o que acaba reduzindo as ameaças de ataque. Com esse modelo de segurança de bloqueio dificulta o acesso administrativo eliminando possibilidades de erros humanos e adulterações.


Opções flexíveis para otimizar o custo:  com a opção de serviço sob demanda, você consegue pagar apenas pela computação que for necessária para o seu ambiente. Você consegue melhorar o preço da sua aplicação em até 40% com instâncias baseadas no AWS Graviton 2.

Os principais recursos do Amazon EC2

Agora que entendemos os principais benefícios que o Amazon EC2 pode trazer para o seu negócio, precisamos compreender quais são os seus recursos e quais deles podem ser úteis para o seu ambiente e necessidades. 

O Aws EC2 disponibiliza um número de características incríveis para você conseguir criar aplicativos de classe empresarial escalável e resistentes a falhas. Confira algumas delas. 

  1. Instâncias sem sistema operacional;
  2. Otimiza a performance e o custo da computação com a frota do Amazon EC2;
  3. Pausa e retome suas instâncias;
  4. Instâncias de GPU computacionais;
  5. Instâncias de GPU gráficas;
  6. Instâncias de E/S elevada;
  7. Instâncias de armazenamento denso HDD;
  8. Configurações de CPU otimizada;
  9. Opções de armazenamento flexíveis;
  10. Pagamento de acordo com a utilização;
  11. Endereços IP elásticos;
  12. Amazon EC2 Auto Scaling;
  13. Cluster de Computação de alta performance (HPC);
  14. Redes aperfeiçoadas;
  15. Elastic Fabric Adapter (interconexão rápida para clusters de HPC);
  16. Disponível no AWS PrivateLink;
  17. Amazon Time Sync Service. 

Como é a funcionalidade do Amazon EC2?

O Amazon EC2 expõe um ambiente verdadeiro de computação virtual, possibilitando que você utilize interfaces de serviços web para iniciar instâncias com uma variedade de sistemas operacionais. 

Por isso é mais que importante você encontrar um fornecedor com especialistas que vão conseguir te guiar por esse caminho. Encontrar pessoas que serão seus aliados e não inimigos é mais que necessário para que você consiga realizar toda a sua aplicação na AWS. 

Como a Select Soluções pode auxiliar na sua demanda de Amazon EC2

A Select Soluções é parceira exclusiva da AWS e possui um portfólio de serviços amplo, como a migração para o ambiente serverless, agregando inteligência dentro de um ambiente seguro, consolidado e em constante transformação. Com mais de 18 anos de experiência dos seus fundadores em diversas áreas da tecnologia e negócios e um time composto por especialistas altamente certificados e reconhecidos internacionalmente.

Junto com a AWS, a Select Soluções apoia sua empresa em toda sua jornada, desde o entendimento do nível de maturidade de tecnologia até a projeção de um cenário para seu ambiente, com baixo custo operacional, alta eficiência e um time completo de especialistas para atender o seu negócio. 

Entre em contato conosco, será um prazer entender o seu negócio!