O mercado de streaming no Brasil e as ferramentas da AWS

  • By Lilian Bressanin
  • 24 de agosto de 2021
  • 177 Views

Já faz algum tempo que o mercado de streaming vem ganhando os corações dos brasileiros e do mundo todo, sua forma simples e acessível foi o maior golpe para todos nós, não é mesmo? Até porque quem viveu de alugar filmes e baixar ilegalmente sabe o quão trabalhoso era e o quanto de vírus isso poderia trazer aos nossos computadores. 

Entretanto, com a chegada do Covid-19, as pessoas abraçaram ainda mais a ideia das ferramentas de streamings e se apegaram a essa nova modalidade de lazer diante da situação que o Brasil se encontra.

É possível observar o crescimento exponencial dessas plataformas no Brasil e no mundo nos últimos meses. Além dos investimentos que só aumentam a cada dia, vemos um grande potencial nesse setor, que gera grandes desafios às organizações e instituições.

Mas, o que todos gostariam de saber: o que realmente está por trás de toda essa praticidade? Como aconteceu para todas essas plataformas ficarem no ar e atenderem milhares de pessoas ao mesmo tempo?

Pensando em responder essas questões, no artigo de hoje vamos apresentar algumas ferramentas da AWS que ajudam essas plataformas a atenderem o mundo todo de uma forma eficaz e esplêndida. 

 

Mas, o que os consumidores buscam nas plataformas de streamings?

Um estudo da KPMG revelou que os brasileiros procuram plataformas de streamings que possuem diferenciais. A empresa entrevistou 1.012 pessoas nos últimos 6 meses e conseguiram identificar que no Brasil 86% dos entrevistados assinam alguma plataforma de streaming, 70% destes são responsáveis por pagar suas respectivas assinaturas, 17% usa o plano familiar e 7% usa senhas compartilhadas. Independente de ser o assinante ou não, apenas 30% têm acesso a dois streamings, 22% têm acesso a três, 9% a quatro e 9% a cinco ou mais plataformas. 

Para assinarem uma nova plataforma, 59% dos entrevistados consideram facilidade de acesso, 49% o valor das plataformas e 38% os conteúdos. Isso porque, mais da metade dos respondentes acessam as programações dos streamings por smart TV 

Já em termos de catálogos, 57% participantes consideram que o principal motivo que os levam a assinar um novo streaming é o número suficiente de opções de conteúdos e 41% consideram um catálogo de séries específicas de alta repercussão. 

As principais plataformas de Streamings no Brasil

Existem diversas plataformas de streamings no mundo todo, mas sempre existem as que se tornam mais conhecidas e preferidas do público, não é mesmo? Confira abaixo quais são elas.

Netflix

A netflix foi pioneira no mercado de streaming e até hoje ela continua com a liderança em números de assinantes mundialmente, mesmo estando ameaçada por outras empresas do ramo. No início de 2020 a própria Netflix fez um levantamento que revelou que eles possuem 182 milhões de assinantes no mundo todo e no Brasil são 16 milhões de clientes. É muita coisa, não é ?

Amazon Prime Video

Atualmente a Amazon Prime Video é a principal concorrente da Netflix, plataforma de uma das marcas mais valiosas da atualidade, a Amazon.  A empresa oferece dentro o Prime Video dentro de um pacote que possui streaming de música, frete grátis e preços especiais a outros serviços. Em uma análise feita pela própria plataforma, foi revelado que a Amazon Prime Video possui 150 milhões de assinantes em todo o mundo, bem próximo do número da Netflix, né?

Globoplay

A Globoplay é líder no mercado brasileiro de streaming e tem elevado o seu nível de público e conteúdo a cada dia. Seu principal diferencial é oferecer conteúdos exclusivos da TV Globo. Além disso, oferece, alguns, conteúdos gratuitos. Em uma divulgação feita pela própria empresa, a Globoplay teve cerca de 100 milhões de horas de consumo por mês no ano de 2019. É muito né?

Disney+

Chegada recentemente ao Brasil, o Disney+ possui conteúdos da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic. Mesmo sendo recente, o streaming já encantou uma boa parte dos brasileiros, até porque quem é que não curte um filminho da Disney né? Em janeiro deste ano, a plataforma revelou que já chegaram a 94,9 milhões de clientes no mundo todo. Loucura né? As outras plataformas que se segurem pois o Disney+ chegou com os dois pés no peito.

Telecine

O Telecine também é um streaming da Globo, porém ele é em conjunto com a Globosat, Fox, Paramount, Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) e Universal. Ta passada? É um streaming exclusivo para filmes e seu diferencial é a rapidez em fornecer online as produções que acabaram de sair das telonas do cinema. No início de 2019 a plataforma já tinha atingido 1 milhão de usuários, acreditamos que esse número já seja bem maior.

Algumas ferramentas da AWS idealizadas para Streaming

E por ser um mercado tão inovador, é claro que a AWS não deixaria de agregar em seus serviços ferramentas que possam atender da melhor forma as plataformas de streamings. Veja algumas utilizadas por essas empresas.

  • Amazon Nimble Studio, permite que os clientes gastem menos tempo gerenciando hardware e farms de renderização e dedique mais tempo a criação e colaboração nos conteúdos
  • AWS Elemental MediaConnect, é um serviço de transporte de alta qualidade para vídeo ao vivo, com ele você cria confiabilidade e a segurança do satélite e da fibra. 
  • AWS Elemental MediaConvert, é um serviço de transcodificação de vídeo baseado em arquivos com recursos de nível de transmissão. 
  • AWS Elemental MediaLive, é um serviço de processamento de vídeo ao vivo de nível de transmissão, ele permite criar streams de alta qualidade para a TV e dispositivos conectados à internet. 
  • AWS Elemental MediaPackage, prepara e protege de forma confiável a entrega de vídeos através da internet. 
  • AWS Elemental MediaStore, é um serviço de armazenamento da AWS otimizado para mídia. Este serviço oferece a performance, a consistência e a baixa latência necessárias para entregar conteúdo de streaming de vídeo ao vivo.

Existem muitos outros serviços da AWS que são voltados para as plataformas de Streaming, quer saber mais?

Na próxima quinta-feira, dia 26, teremos um Webinar com o CSIO da Select Soluções, Wagner Franco, que vai falar sobre essas e outras ferramentas da AWS para plataformas de Streamings. Cadastre-se e venha participar desse papo.

Como a Select Soluções auxilia as plataformas de streaming

A Select Soluções é parceira exclusiva da AWS e possui um portfólio de serviços amplo, agregando inteligência dentro de um ambiente seguro, consolidado e em constante transformação. Com mais de 18 anos de experiência dos seus fundadores em diversas áreas da tecnologia e negócios e um time composto por especialistas altamente certificados e reconhecidos internacionalmente.

Junto com a AWS, a Select Soluções apoia sua empresa em toda sua jornada, desde o entendimento do nível de maturidade de tecnologia até a projeção de um cenário para seu ambiente, com baixo custo operacional, alta eficiência e um time completo de especialistas para atender o seu negócio. 

Entre em contato conosco, será um prazer entender o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *