, ,

Ambiente Serverless: hospedando sua infraestrutura na AWS

  • By Lilian Bressanin
  • 17 de agosto de 2021
  • 123 Views

Imagina ter uma infraestrutura sem precisar de um servidor? Agora venho te contar que isso é real e está mais perto do que você pensa. 

Ambiente Serverless ou como é sua tradução Ambientes sem servidor é uma forma de descrever serviços, práticas, estratégias e etc que permitem que o time de TI consiga desenvolver aplicações mais ágeis para que você consiga inovar e responder às mudanças do mercado com mais rapidez. 

Com a computação sem servidor as tarefas de gerenciamento de infraestrutura, como provisionamento de capacidade e correção, passam a ser gerenciadas pela AWS, para que você e o seu time possam se concentrar em escrever códigos que são necessários e atendam os seus clientes. 

As aplicações Serverless são dirigidas por evento e acopladas a sistemas de mensagens ou APIs independentes de tecnologia. Um código orientado é executado em resposta a um evento, como uma alteração no estado ou uma solicitação de um endpoint. 

As arquiteturas sem servidor utilizam o serviço AWS Lambda junto com outros serviços gerenciados que também não possuem servidores. Além dos serviços de streaming e mensagens, essas arquiteturas utilizam serviços gerenciados como, Amazon API Gateway para o gerenciamento de API  o Amazon DynamoDB para datastores e o AWS Step Functions para orquestração. 

Os ambientes serverless conta com um conjunto de ferramentas para desenvolvedores que inclui o Serverless Application Model (SAM – Modelo de aplicação sem servidor), que auxilia a simplificar as implantações e testes das funções do Lambda e das aplicações.

Os principais benefícios do Ambiente Serverless

Gerenciamento sem servidor: não é preciso provisionar ou manter nenhum servidor, sem software ou tempo de execução para instalar, manter ou administrar;

Escalabilidade Flexível: a sua aplicação pode ser escalada automaticamente ou com o ajuste da capacidade por meio da alternação das unidades de consumo, por exemplo, taxa de transferência ou memória,  ao invés de unidades de servidores individuais;

Custo benefício: você irá pagar uma taxa de transferência consistente ou pela duração da execução e não por unidade de servidor; 

Alta disponibilidade automatizada: a arquitetura sem servidor envolve disponibilidade e tolerância a falhas. Não é preciso definir a arquitetura desses recursos, pois os serviços executam as aplicações.

Os principais serviços Serverless

As aplicações Serverless normalmente são criadas utilizando serviços gerenciados como blocos de construção nas camadas de computação, dados, mensagens, integrações, streaming, gerenciamento de usuários e identidade. Veja alguns serviços AWS que não utilizam servidores:

  • AWS Lanbda;
  • API Gateway;
  • SNS;
  • SQS;
  • EventBridge;
  • Step Functions.

Arquiteturas que utilizam aplicações sem servidor

Existem alguns conjuntos de arquiteturas de referência que abordam casos de uso comuns de aplicações sem servidor. São eles:

Microsserviços do RESTful: as tecnologias sem servidor são criadas em infraestrutura extremamente disponíveis e tolerantes a falhas, permitindo que você consiga criar serviços confiáveis para os trabalhos de missão crítica.

Processamento de imagens: é uma carga de trabalho que deve ser orientada por eventos e exige o ajuste dinâmico da escala, o que pode ser realizado pelas tecnologias sem servidor. Geralmente, as imagens ficam armazenadas no Amazon S3, que pode acionar funções do Lambda para o processamento.

Processamento de Streams: O AWS Lambda e o Amazon Kinesis podem ser usados para processar dados de streaming em tempo real com a finalidade de monitoramento de atividades de aplicações, processamento de pedidos de transações, análise da sequência de clique, limpeza de dados, geração de métricas, filtragem de logs, indexação, análise de mídias sociais e telemetria e medição de dados de dispositivos IoT.

Aplicação na Web: você consegue implantar todas as pilhas de aplicações web sem precisar gerenciar servidores, provisionar capacidade ou pagar recursos ociosos. Tudo isso sem a necessidade de sacrificar a segurança, a confiabilidade ou a performance.

Como a Select pode ajudar com o Ambiente Serverless

A Select Soluções é parceira exclusiva da AWS e possui um portfólio de serviços amplo, como a migração para o ambiente serverless, agregando inteligência dentro de um ambiente seguro, consolidado e em constante transformação. Com mais de 18 anos de experiência dos seus fundadores em diversas áreas da tecnologia e negócios e um time composto por especialistas altamente certificados e reconhecidos internacionalmente.

Junto com a AWS, a Select Soluções apoia sua empresa em toda sua jornada, desde o entendimento do nível de maturidade de tecnologia até a projeção de um cenário para seu ambiente, com baixo custo operacional, alta eficiência e um time completo de especialistas para atender o seu negócio. 

Entre em contato conosco, será um prazer entender o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *