Amazon RDS: como funciona a solução.

Amazon RDS ou Amazon Relational Database Service é um serviço de banco de dados SQL fornecido e gerenciado pela própria AWS (Amazon Web Services). Este serviço consegue suportar uma diversidade de mecanismos de banco de dados que são utilizados para armazenar e organizar os dados das empresas, além de auxiliar nas tarefas de gerenciamento como, migração, backup, recuperação e aplicação de patches. 

Ao contratar o RDS, você não terá mais a preocupação de se concentrar na administração, consegue focar 100% na manutenção do aplicativo sozinho, isso porque, o Amazon Relational Database Service cuida de tarefas mais complexas e demoradas como as que falamos acima.

Para que serve o Amazon RDS?

Geralmente o Amazon RDS é utilizado pelo administrador de nuvem da empresa para configurar, gerenciar e dimensionar uma instância de banco de dados relacional na nuvem. 

O RDS também faz backup automaticamente das instâncias do banco, faz capturas instantânea diária de dados e retém os logs de transações, o que permite a recuperação point-in-time. Com esse recurso é possível gerar uma cópia de todo o banco de dados no estado atual que ele se encontra antes de alguma falha ocorrer, agilizando a maneira de solucionar o problema. Além de tudo isso, o serviço também corrige automaticamente software de mecanismos de banco. 

Para melhorar e evoluir a disponibilidade e confiabilidade das cargas de trabalho de produção o RDS permite replicação de dados. Com isso, o administrador consegue ativar o failover automático em várias zonas de disponibilidade com replicação de dados com método síncrona. 

É possível controlar o Amazon RDS por meio do AWS Management Console, APIs do Amazon RDS ou da AWS Command Line Interface.

Principais benefícios do Amazon RDS

O serviço RDS foi criado para reduzir custos operacionais e solucionar os desafios mais comuns que as empresas enfrentam ao executar banco de dados por meio de outras ferramentas. Seus principais benefícios incluem: 

  • Fácil de administrar: o RDS permite passar da produção do projeto para a execução e implantação, sem a necessidade de provisionamento de uma infraestrutura, de instalação e manutenção do software de banco de dados. 
  • Altamente escalável: é possível alterar a escala dos recursos de computação e armazenamento do seu banco de dados apenas com alguns cliques ou com uma chamada de API, sem a necessidade de estar algum tempo inativo. 
  • Disponível e resiliente: quando sua equipe provisiona uma instância de banco de dados, o Amazon RDS consegue replicar as informações de uma forma síncrona para uma outra instância em espera em uma zona de disponibilidade diferente.
  • Rápido: com o RDS você terá suporte aos aplicativos mais exigentes dos bancos de dados. Além disso, você consegue escolher entre duas opções de armazenamento baseado em SSD: as otimizadas para aplicativos OLTP de alta performance e as para uso econômico de propósito geral. 
  • Seguro: o Amazon RDS colabora com o controle do acesso ao banco de dados pela rede, além disso, este serviço pode executar instâncias de banco de dados na . Além disso, o Amazon RDS permite executar instâncias de banco de dados na Amazon Virtual Private Cloud (Amazon VPC), podendo isolar as instâncias de banco de dados e conectá-las à uma infraestrutura por meio de uma VPN criptografada.
  • Baixo custo: Além de pagar taxas muito baixas pelos recursos que realmente utiliza, você se beneficia da opção de definição de preço sob demanda sem compromissos antecipados ou em longo prazo.

 

Instância de banco de dados do Amazon RDS

Por ser um ambiente de banco de dados em nuvem,junto com os seus recursos de computação e armazenamento, o administrador pode criar, configurar, gerenciar e excluir uma instância do Amazon RDS. Conforme o mecanismo escolhido pelo responsável, ele pode ativar vários bancos de dados ou esquemas. 

Amazon RDS está disponível para vários tipos de instâncias de banco de dados (otimizado para memória,desempenho ou operações de I / O) e fornece seis motores de banco de dados populares para escolha, incluindo Amazon Aurora, PostgreSQL, MySQL, MariaDB, Oracle Banco de dados e SQL Server. Você pode usar o AWS Database Migration Service para migrar ou replique seus bancos de dados existentes para o Amazon RDS com facilidade

Porém, o Amazon Relational Database Service limita para cada um de seus clientes um total de 40 instâncias de banco de dados por conta. A AWS também impõe limitações adicionais para instâncias do Oracle e SQL Server , cada usuário pode ter apenas 10 instâncias de cada.

Amazon Aurora

Amazon Aurora é um banco de dados relacional compatível com MySQL e PostgreSQL desenvolvido para a nuvem que combina o desempenho e a disponibilidade da empresa com tradicionais bancos de dados com a simplicidade e o custo-benefício dos bancos de dados de código aberto.O Amazon Aurora é até cinco vezes mais rápido do que bancos de dados MySQL padrão e três vezes mais rápido do que os bancos de dados PostgreSQL padrão. O serviço oferece segurança,disponibilidade e confiabilidade de bancos de dados comerciais por um décimo do custo. Amazonas Aurora é gerenciada pelo Amazon Relational Database Service (RDS), que possui tarefas administrativas demoradas, como provisionamento de hardware, banco de dados configuração, patching e backups.

 

Select Soluções e o Amazon RDS

A Select Solutions utiliza o serviço Amazon RDS para fornecer ambientes de banco de dados modernos e soluções de análise de dados. As integrações e facilidades dos serviços promovem benefícios da migração de clientes on premise, para acelerar a modernização processual.

Além disso, a Select Soluções oferece junto com a AWS (Amazon Web Services) apoio para sua empresa em toda sua jornada, desde o entendimento do nível de maturidade de tecnologia até a projeção de um cenário para seu ambiente, com baixo custo operacional, alta eficiência e um time completo de especialistas para atender o seu negócio. 

Entre em contato conosco, será um prazer entender o seu negócio!