,

Safeleads: conheça o case de sucesso de migração para cloud AWS

  • By Lilian Bressanin
  • 20 de julho de 2021
  • 53 Views

A Safeleads é a primeira plataforma de gestão comercial voltada para o mercado de energia solar, seu principal objetivo é transformar as necessidades complexas em oportunidades seguras.

Surgiram em 2019, quando sentiram a necessidade de uma plataforma que ajudasse a gestão comercial desse segmento, levaram para o maior evento de energia solar, a Intersolar, onde o protótipo da plataforma ganhou força e se tornou uma empresa.

Em 2020, a Safeleads chegou a marca de 150 clientes cadastrados em sua plataforma, entretanto começaram a encontrar alguns desafios com seu ambiente e aplicação e assim aconteceu o encontro da Safeleads e a Select Soluções, que junto com a AWS conseguiram melhorar as respostas e ambiente da empresa.

Como era o ambiente e aplicação da Safeleads antes da migração para AWS

 

A Safeleads trabalhava com a Microsoft Azure, mas passaram a ter algumas instabilidades e problemas vindos da própria Microsoft. 

Em certo momento em que os profissionais estavam trabalhando em uma parte da infraestrutura pela Azure, o serviço sumia e passava a ter instabilidades nesse mesmo ambiente e ninguém mais conseguia acessar o serviço e o trabalho que estavam efetuando. 

O Ronaldo Asevedo, CTO da Safeleads, passou a estudar uma forma de transformar a nuvem em código com o Terraform, mas ainda assim não tinham uma coisa concreta ou algo que podiam fazer para escalar a ferramenta e não possuir mais instabilidades. 

Além disso, os mini serviços que a empresa possui, como geração de PDF, importação de leads, etc nunca funcionaram bem, sempre ficavam confusos ao tentar encontrar onde estava o problema e nunca o achavam efetivamente e tinham um custo muito alto com toda a parte de infraestrutura na Azure. 

E a Safeleads precisava de uma empresa que pudesse comportar os 5.000 usuários que acessavam a ferramenta diariamente. Por isso, passaram a procurar por empresas que poderiam ajudá-los nesse desafio e assim encontraram a Select Soluções. 

O que aconteceu após a Select começar os processos na Safeleads

O Ronaldo, quando começou a procurar empresas para melhorar o processo da Safe, ele já possuía um desenho da pré Infraestrutura que ele gostaria que a empresa tivesse rodando na AWS e mostrou a atual infraestrutura que possuía na Azure

Após a nossa equipe identificar o desenho e compreender que seria possível fazer a migração de uma nuvem para a outra, o processo foi iniciado. Então começaram com a migração de dados, com testes, etc. 

Segundo o Ronaldo, uma coisa que facilitou bastante esse processo é que a comunicação com os especialistas da Select sempre foi muito clara, desde o processo de contratação até o momento de iniciar o processo da infra. E para ele, ter essa comunicação é fundamental ainda mais em situações remotas como estávamos em 2020. 

Além disso, a empresa possuía vários e vários bancos de dados e a migração que poderia levar meses acabou ocorrendo de forma rápida e efetiva, e melhor ainda, possuíam 300 Gigas em pequenos arquivos e durante o processo não perderam nenhum dado ou arquivo.

Os principais resultados com a migração da Microsoft para AWS

  • Após todo o processo de migração a Safeleads conseguiu diminuir o tempo de resposta da sua aplicação de até 15 segundos para 180 milissegundos; 
  • Conseguiram reduzir de $2.000 dólares para $800 dólares os custos com a nuvem, processos e infraestrutura;
  • A velocidade dos micro serviços ficaram em tempo real, então não tiveram mais lentidão de respostas. O cliente consegue gerar um PDF e imediatamente consegue acessar esse arquivo; 
  • O serviço de fila de distribuição que rodou direito na Microsoft, passou a funcionar perfeitamente com a migração;

Conclusão

É importante observar e entender a empresa que irá fazer o serviço de infraestrutura para o seu negócio, pode parecer besteira, porém no futuro pode virar um grande gasto e infinitos problemas para sua aplicação, assim como aconteceu com a Safeleads. 

Entretanto, com a migração para AWS com os especialistas da Select Soluções a empresa alcançou ótimos resultados e passou a ter velocidades em serviços que antes nem funcionavam. 

A Select Soluções oferece junto com a AWS (Amazon Web Services) apoio para sua empresa em toda sua jornada, desde o entendimento do nível de maturidade de tecnologia até a projeção de um cenário para seu ambiente, com baixo custo operacional, alta eficiência e um time completo de especialistas para atender o seu negócio. 

Entre em contato conosco, será um prazer entender o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *