Mulheres no mercado de TI: entenda sobre essa mudança!

Mulheres vem ganhando cada vez mais espaços na área, e se destacando dia após dia em diversas funções presentes.

Na área da tecnologia da informação especificamente, era predominante a presença de indivíduos do sexo masculino ocupando funções e vagas. 

Desde sempre, homens sempre saíram em vantagem em relação as mulheres dentro do mercado de trabalho, entretanto conforme o tempo vem passando o sexo feminino tem contrariado as estatísticas e mostrado que também pode ocupar grandes cargos.

Entenda através desse texto como cada vez mais a igualdade de gêneros no mercado de tecnologia da informação tem acontecido, e quais dificuldade tem sido enfrentadas.

Reprodução:Freepik

Mulheres no mercado de TI: Como isso tem acontecido?

Cada vez mais é possível notar um número significante de mulheres ocupando vagas dentro da área de tecnologia da informação, entretanto essa mudança ainda caminha em passos lentos.

Acredita-se que essa mudança começou a ocorrer a partir do século XX, quando tornou-se possível um maior acesso em relação tanto a ciência como também a tecnologia. Entretanto a desigualdade entre homens e mulheres ainda é predominante, é o que mostra uma pesquisa feita pela Revelo que aponta que cerca de 17,4% do sexo feminino ainda recebe menos que o masculino nesse setor.

Já outra pesquisa realizada pela EveryWoman junto com a Revista Marie Claire, aponta que 46% das entrevistadas que trabalham com tecnologia da informação já sofreram algum caso de sexismo.

Ainda existem diversas dificuldades enfrentadas além da desigualdade, como dificuldade em ingressar no mercado de trabalho, falta de apoio familiar, e preconceitos enfrentados dentro do próprio ambiente de trabalho.

Todos esses pontos mostram que ainda há o predomínio de machismo e transtornos, mesmo que o número de vagas esteja mais disponível.

Fernanda Castro, funcionária da Select Soluções há oito meses conta um pouco sobre como iniciou sua carreira. “Quando decidi entrar na área de tecnologia, eu era cozinheira, meu sonho era fazer uma faculdade, e com os avanços da tecnologia vi uma oportunidade de crescimento profissional.”

Ela ainda comenta sobre as dificuldades que enfrentou desde cedo. “Bom, mas como nada é perfeito e fácil, tive algumas barreiras no momento da minha decisão. A principal delas, veio de dentro da minha própria casa. Na época eu estava em uma casamento de quase 10 anos, 3 filhos pequenos e por resolver fazer uma faculdade e ainda mais na área de TI (onde só haviam homens), fui criticada pelo meu ex-marido e obrigada a escolher, ele ou realizar um dos meu sonhos. “

Fernanda mostra hoje que superou a barreira do machismo, abriu mão do seu casamento e obteve bolsa em uma universidade, hoje já realizou a pós graduação na área de governança e tecnologia da informação.

“Infelizmente não é de hoje que isso (o machismo) acontece e também não será a última vez que vou ouvir ou presenciar algum preconceito, mas tento fazer dessa situação degraus para o meu sucesso.” conta a mesma.

A solução para esse problema é desenvolvida em trabalho e dedicação, com a determinação de profissionais mulheres que tentam de maneira constante acabar com essa corrente e combatem dia após dia qualquer tipo de impasse relacionado a isso.

A Select Soluções:

A Select Soluções é uma organização que visa igualdade entre homens e mulheres, e busca de maneira constante tornar igual tanto seu ambiente de trabalho como suas vagas.

Nosso quadro de equipe é composto por mulheres, que cada vez mais em nosso dia a dia ofertam progresso e ideias inteligentes para nossa organização. E que integram uma equipe eficaz com conhecimento elevado na área de tecnologia da informação.