AWS – Migração Workload Microsoft – Sanar Saúde

Desafio

Sanar Saúde possuía uma infraestrutura on-premise, onde rodava o ERP da companhia – Horus. Esse ERP é utilizado por filiais e usuários remotos da organização, além de um centro de distribuição de produtos. Existiam inúmeros problemas com conectividade local do escritório onde estavam os servidores, além de problemas com energia e manutenções ao hardware. Um outro problema latente era dificuldades com upgrades do hardware X aumento de número de usuários utilizando o ERP, visando crescimento da companhia. Por inúmeras vezes o sistema ficava muito lento e inacessível. CTO Félix Rode solicitou um plano com foco em segurança, disponibilidade e escalabilidade de recursos.

Proposta

A Select Soluções propôs a migração do Workload para Cloud AWS, pois conseguiríamos construir uma arquitetura segura e resiliente, além da possibilidade de expansão sempre que necessário. Inicialmente a arquitetura pensada visou garantir maior disponibilidade e desempenho.

A Select Soluções utilizou recursos como EC2, RDS e Route53, com MultiAZ e Subnets publicas e privadas. A utilização dos recursos AWS possibilitou a construção em 1 dia de todo ambiente, seguro, possível de expansão de hardware e acessível para qualquer cliente, através de acessos com ferramenta de conexão remota Go-Global. Usamos duas instancia Windows, sendo uma em private subnet para acesso ao ambiente remoto e após logado na área publica, foi possível chamar aplicação com cliente/server, que rodava em outra EC2. A comunicação com RDS fica por conta do EC2 da private zone, chamando apenas o banco SQL Server no RDS primário. O secundário fica em standby, acessivel em casos de interrupções na AZ ativa.

Resultados

Ambiente sem downtime e com desempenho adequado para utilização dos usuários sem lentidão. Um resultado muito impactante, foi que após migração, toda gestão diária do host local deixou de ser realizada pelo time de desenvolvimento da Editora Sanar, e a Select passou a gerenciar apenas os recursos AWS, pois os colaboradores associavam o problema de infraestrutura e arquitetura com a área de desenvolvimento interna.

Lições Aprendidas

Um ponto levantado no assessment, foi que aplicação, conexão remota e banco de dados rodavam no mesmo host local.
Com a arquitetura desenhada no ambiente AWS, foi possível dividir os serviços e prover uma arquitetura resiliente e com desempenho sonhado. A Editora Sanar ganhou confiança em rodar todos workloads que não fazem parte do core business, porém são importantes para o processo administrativo, dentro da cloud AWS.

Segundo o CTO, Félix Rode, “A Select resolveu um pepino, verdadeira caixa preta, onde ninguém colocava a mão  no Hardware que já estava obsoleto e com riscos de parar a qualquer momento. A Select elaborou o plano após uma daily e em poucas horas provisionou  todo ambiente na AWS. Ficamos satisfeitos com todo projeto, esccolha da cloud e resultados obtidos”. 

A SANAR é uma editora comprometida em ajudar o estudante da área de Saúde a atingir todos os seus objetivos profissionais e acadêmicos. Dentro desta perspectiva, seguem a filosofia editorial de conceber um livro para cada um desses objetivos

Para tanto, contam com um time composto por mais de 100 professores das principais Universidades do país que assinam a autoria das nossas obras.

Acreditam que apenas com materiais didáticos customizados, fruto da dedicação de autores e editores com sólida formação acadêmica, conseguirão atender aos propósitos dos leitores.

Além disso, primam por um canal fluido de comunicação com os clientes, e por agilidade na entrega dos nossos produtos. Customização do produto e relacionamento com cliente, compõe a essência do que a Editora Sanar pode oferecer de melhor aos  leitores no cumprimento dos seus objetivos!