6 novas maneiras de reduzir sua fatura AWS com pouco esforço

Instâncias EC2 AMD

A AWS apresentou instâncias EC2 com tecnologia AMD, que são 10% mais baratas em comparação com as Instâncias com tecnologia Intel. Eles fornecem os mesmos recursos (CPU, memória, largura de banda de rede) e executam as mesmas AMIs. A tabela a seguir mostra um mapeamento das famílias de instâncias da Intel para a AMD.

Propósito Família Intel Família AMD
Capacidade de intermitência t3 t3a
Geral m5 m5a
Otimizado para memória r5 r5a

 

Você pode alternar para uma família AMD parando sua instância do EC2, alterando o tipo de instância e iniciando a instância novamente. Esses passos serão recompensados rapidamente.

Potencial de economia: 10% em relação aos tipos de instâncias baseadas em Intel

A AWS também está trabalhando em instâncias do EC2 baseadas em ARM. Eles são ainda mais baratos (~ 40%), mas a arquitetura é diferente e não pode executar suas AMIs Intel / AMD.

 

Usar Gateway VPC endpoints em vez de gateways NAT

Muitas arquiteturas VPC utilizam sub-redes privadas (uma sub-rede sem uma rota para a Internet via IGW). Você pode até mesmo executar sites públicos em uma configuração desse tipo se o balanceador de carga for executado em sub-redes públicas, conforme mostrado na figura a seguir.

O diagrama foi criado com o Cloudcraft – Visualize sua arquitetura de nuvem como um profissional.

 

Mas também vemos muitas arquiteturas baseadas no EC2 para usar serviços da AWS, como SQS, S3, DynamoDB e assim por diante. Para usar esses serviços, precisamos fazer chamadas para a API da AWS pela Internet. Em sub-redes privadas, isso geralmente era feito usando Gateways NAT (ou mais antigas instâncias NAT) que aumentam os custos de tráfego.

Existem três maneiras de eliminar ou pelo menos reduzir os custos extras de tráfego:

  1. Para o S3 e o DynamoDB, você pode criar um Gateway VPC Endpoint que é gratuito e permite que você se comunique com o S3 e o DynamoDB de sub-redes privadas sem NAT.
  2. Para alguns serviços da AWS, você pode criar uma interface VPC Endpoint que é mais barato do que um gateway NAT.
  3. Execute suas cargas de trabalho em sub-redes públicas e proteja-as com grupos de segurança.

 

A figura a seguir mostra como usar o VPC Endpoints para acessar os serviços da AWS sem precisar de NAT enquanto ainda está sendo executado em sub-redes particulares.

A tabela a seguir mostra as opções que você tem se decidir ficar em sub-redes particulares.

Coluna1 Gateway VPC
Endpoint
Interface VPC
Endpoint
NAT
Gateway
Supported AWS
services
S3, DynamoDB Alguns Todos
Preço por hora¹ Gratuito $0.01 $0.045
Preço por GB¹ Gratuito $0.01 $0.045

 

Como você pode ver, usar o Gateway VPC Endpoints é mais barato do que usar o Interface VPC Endpoint, que é mais barato do que usar os NAT Gateways.

Potencial de economia: depende do seu tráfego

 

Instâncias reservadas convertíveis do EC2

As instâncias reservadas do EC2 são todas suas por um ou três anos. Você paga por eles, não importa se você os usa. As instâncias reservadas são mais baratas do que as ocorrências sob demanda cobradas em segundos ou minutos. Como a AWS iniciou as reservas de instâncias, elas se tornam muito mais flexíveis. Com as Instâncias EC2 Reservadas Conversíveis, você pode modificar a família de instâncias de uma reserva. Isso é muito útil se você tiver reservas de 3 anos e a AWS lançar uma nova geração da família de instâncias que você usa. Por exemplo, indo de m4 para m5. Converta todas as suas reservas m4 em reservas m5 e modernize sua frota de instâncias do EC2 de acordo, sem perder dinheiro por causa de reservas antigas.

Potencial de economia: adicional de 25% sobre demanda (supondo que você possa passar de termos de 1 ano para termos de 3 anos)

 

Instâncias Spot do EC2

O mercado spot da AWS se tornou muito estável. Em combinação com o suporte de vários tipos de Instâncias e opções de compra em grupos de auto dimensionamento, agora você pode usar instâncias spot em ambientes de produção sem aumentar a sobrecarga de engenharia.

Potencial de economia: 70 a 90% sobre demanda

 

DynamoDB sob demanda

O DynamoDB sob demanda é um novo recurso para reduzir os custos da maioria das tabelas do DynamoDB. Com o DynamoDB sob demanda, você pode usar o DynamoDB sem provisionar e pagar pela capacidade. Em vez disso, você paga por solicitação. Parece incrível? Fiquei animado e re-configurei todas as tabelas do DynamoDB de nosso marbot de produtos SaaS: alerta nativo em nuvem para o CloudWatch via Slack. Os custos do DynamoDB caíram 90%.

Potencial de economia: Depende da sua carga de trabalho (para cargas de trabalho pequenas e demasiadas de até 90% em relação ao DynamoDB com capacidade provisionada)

 

S3 Intelligent-Tiering

O Camadas inteligentes do S3 move objetos (> = 128KB) do armazenamento padrão (US $ 0,023 por GB / mês) para o armazenamento infrequente (US $ 0,0125 por GB / mês, menos 45%) se os objetos não forem acessados em 30 dias. Além disso, você paga $ 0,0000025 por objeto / mês para o gerenciamento das classes de armazenamento. Por causa da taxa por objeto, o modelo de cálculo de preço funciona melhor para objetos maiores do que para objetos menores.

Potencial de economia: depende da sua carga de trabalho

Resumo

A AWS está mudando rapidamente. Todos os dias, novos recursos são liberados. Alguns deles podem ajudá-lo a reduzir sua fatura da AWS.

Potencial de economia Item de ação
10% sobre os tipos de instância baseados
em Intel
Alternar para instâncias baseadas em AMD
Depende do seu tráfego Reduza o tráfego NAT com VPC endpoints
25% a 50% sobre demanda Reservar instâncias sem perder a flexibilidade família
de instâncias
70 a 90% de excesso sob demanda Usando instâncias spot em grupos de dimensionamento
automática
Depende da sua carga de trabalho Mudar para o DynamoDB sob demanda
Depende da sua carga de trabalho Ativar o Camadas Inteligentes do S3

Se você precisa de especialistas para gestão da sua infra cloud na AWS (Amazon Web Services) a Select Soluções pode te ajudar, entre em contato.